‘Os túmulos nos ensinam a ser humildes’

A A
Cardeal Odilo Pedro Scherer presidiu missa no Cemitério da Vila Formosa, na sexta-feira, dia 2
Publicado em: 12/11/2018 - 14:30
Créditos: Redação

O Arcebispo de São Paulo, Cardeal Odilo Pedro Scherer, presidiu a última de seis missas no Cemitério da Vila Formosa, o maior da América Latina, na sexta-feira, 2, na Comemoração de Todos os Fiéis Defuntos.

Com a presença de mais de 300 pessoas, a missa foi concelebrada pelos Padres Luis Gutiérrez Pardo e Pedro Augusto. Paróquias vizinhas ao cemitério assumiram as celebrações junto com a Pastoral das Exéquias.

Durante a homilia, Dom Odilo recordou que “professamos a fé na ressurreição, Deus vive e quer que nós vivamos também”. E aconselhou: “Faça bem cada coisa como se fosse a última oportunidade de fazer uma coisa boa”

O Cardeal disse que todos devem estar preparados a auxiliar os entes queridos a uma boa morte na hora determinada por Deus, reconciliando-se com Deus e os irmãos. “Os túmulos nos ensinam a ser humildes. Somos feitos de carne e osso”, expressou.

A Pastoral das Exéquias na Região Belém tem quatro anos e trabalha em todos os cemitérios do território da abrangência regional.

No Cemitério da Vila Formosa, há três diáconos que atuam na Pastoral junto com outros agentes de paróquias vizinhas, para mostrar a presença da Igreja e de Deus na vida das pessoas, mesmo no momento de dor, tristeza e separação. A Igreja se faz presente no momento de sofrimento de seus filhos”, disse o Diácono Carlos Ribeiro sobre a missão da Pastoral das Exéquias.

No território de abrangência da Região Belém, há três cemitérios públicos: Vila Formosa, São Pedro (Vila Alpina) e Quarta Parada.

Dom Luiz Carlos Dias, Bispo Auxiliar da Arquidiocese na Região Belém, presidiu missa no “Dia de Finados” nos três cemitérios. Ao todo, aconteceram 12 missas nos cemitérios e centenas de celebrações nas paróquias e comunidades da Região.