ONU premia Bompar entre as 10 melhores instituições pela ODS Brasil

A A
Representantes do Bompar participaram de cerimônia de premiação da 1ª edição do Prêmio ODS Brasil, em Brasília (DF), na quinta-feira, dia 13
Publicado em: 21/12/2018 - 12:45
Créditos: Redação

O Centro Social Nossa Senhora do Bom Parto recebeu menção honrosa na 1ª edição do Prêmio Nacional para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (Prêmio ODS Brasil), e ficou entre as dez melhores instituições da categoria organizações sem fins lucrativos com o programa “A Gente na Rua”. 

O evento, realizado pelo Governo Federal, ocorreu na quinta-feira, 13, no Palácio do Planalto, em Brasília (DF). A presidente da entidade, Irmã Judith Lupo, esteve na solenidade, assim como a coordenadora do programa “A Gente na Rua”, Marta Regina Marques Akiyama, e os interlocutores técnicos Marivaldo Silva Santos, Mônica Vieira Prado e Ana Paula Cruz Almeida. 

A população em situação de rua tem um contexto plural e heterogêneo na cidade de São Paulo, considerando que as vulnerabilidades apresentam diversos aspectos, tais como desemprego, violência doméstica e familiar, pessoas advindas do sistema penitenciário, além do uso problemático de substâncias psicoativas. Diante dessas vulnerabilidades, há também os agravos de saúde, como tuberculose, HIV/Aids, sífilis adquirida e congênita, bem como as infecções sexualmente transmissíveis (IST’s) de modo geral, além do comprometimento mental.

Os projetos do programa “A Gente na Rua” visam atender uma população que vem de um processo de exclusão e discriminação social significativo, identificando quais são as principais dificuldades encontradas pelas equipes. Também busca parcerias com a comunidade local, a iniciativa privada e o terceiro setor, com o objetivo de desconstruir os paradigmas que afastam a população em situação de rua no que se refere à inclusão e cuidado social.