Na Mooca, Casa São João Paulo II acolherá pessoas em situação de rua

A A
A Comunidade Missão Eucarística Voz dos Pobres, a qual pertence a Casa São João Paulo II, tem outras casas com o mesmo objetivo no Brasil
Publicado em: 04/09/2017 - 11:15
Créditos: Redação

Luciney Martins/O SÃO PAULO

Mais uma casa para acolher pessoas em situação de rua e também os missionários de diferentes comunidades que trabalham com essa população foi inaugurada no domingo à tarde, 27, na cidade de São Paulo. 

Localizada na Mooca, no Largo São Rafael, a Casa São João Paulo II pertence à Comunidade Missão Eucarística Voz dos Pobres, que tem outras casas com o mesmo objetivo no Brasil e, recentemente, abriu duas casas na cidade de Valência, na Espanha. 

Em entrevista ao O SÃO PAULO , Frei Agostinho da Grande Mãe de Deus, membro da Comunidade Voz dos Pobres, explicou que a Casa será um lugar de passagem, onde as pessoas em situação de rua podem se abrigar temporariamente nas noites frias ou permanecerem por algumas horas para tomar um banho ou receberem alguma refeição. 

“Muitas vezes, os membros das diferentes comunidades que atendem pessoas em situação de rua, na Arquidiocese, têm dificuldades de encontrar um lugar de apoio para levarem as pessoas enquanto aguardam socorro médico ou aquelas que precisam descansar, por exemplo. A nossa Casa quer estar aberta 24 horas para atender às pessoas em suas necessidades”, disse o Frei. 

A Casa São João Paulo II tem capacidade para 40 pessoas. Há uma capela onde os missionários e a população em geral podem recolher-se para fazer suas orações ou participar das orações junto à comunidade. 

 

Bênção de inauguração

Membros da comunidade, colaboradores e apoiadores participaram da inauguração, que contou com uma celebração eucarística, presidida pelo Padre Jorge Piorezan, Assessor Eclesiástico da Comunidade, e um breve momento de reflexão e bênção, realizado pelo Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano. 

Na bênção, Dom Odilo recordou o quanto a caridade é essencial para a vida cristã. “Vocês vão aqui acolher as pessoas mais necessitadas. Pode ser até que incomodem alguém, mas é preciso fazer tudo com mansidão para, assim, ter a bênção de Deus”. O Cardeal apoiou a abertura da Casa e pediu aos responsáveis para estarem sempre atentos às exigências do poder público. 

“Esta Casa é mais uma iniciativa que vem se somar a tantas outras da Comunidade Voz dos Pobres e de organizações  de caridade da Arquidiocese de São Paulo. São Paulo precisa muito dessas iniciativas e alegro-me que esta Casa, aqui na Mooca, esteja começando suas atividades. Que possa contar também com o apoio da comunidade local, da Paróquia, e que aqui muitos possam ser ajudados e muitos possam ajudar”, continuou o Cardeal.

Ricardo Ferreira, leigo e colaborador do projeto, contou como foi o processo de reforma – que durou cerca de dois anos – e mencionou todas as pessoas que contribuíram, desde o engenheiro até os que trabalharam para pintar as paredes, cuidar da limpeza ou carregar os móveis. Ele e a esposa, que está grávida do terceiro filho, são colaboradores da Comunidade Voz dos Pobres.

(Colaborou: Frei Agostinho da Grande Mãe de Deus)
 

 

COMUNIDADE VOZ DOS POBRES

Fundada em 1996 por Claudio Luiz Vaz e acolhida na Arquidiocese de São Paulo em 2012,
a Comunidade tem o carisma de viver o sacramento da Eucaristia no amor aos pobres de rua.
Doações para ajudar na manutenção da Casa São João Paulo II e das demais casas
da Comunidade podem ser feitas por meio dos seguintes dados bancários:
Comunidade Voz dos Pobres Itaú (341)
Agência 0786
Conta Corrente 12345-5 CNPJ 16.610.771/0001-30