Leigos atuantes na Região marcam presença na Romaria da Terra

A A
“Bem -aventurados os que têm fome e sede de justiça” (Mt 5,6), foi incentivo biblico do evento.
Publicado em: 25/07/2018 - 12:45
Créditos: Redação
Peterson Prates

No domingo, 22, aconteceu no Assentamento 12 de Outubro, no Horto Vergel, em Mogi Mirim (SP), a 19º Romaria da Terra e das Águas do Estado de São Paulo. Aproximadamente 30 agentes de Pastoral da Região Belém, ligados às Comunidades Eclesiais de Base (CEB’s), participaram da atividade. 

A Romaria, organizada pela Comissão Pastoral da Terra (CPT) do Estado de São Paulo, teve como tema “Terra, Trabalho e Direitos”, e motivação bíblica “Bem -aventurados os que têm fome e sede de justiça” (Mt 5,6). 

A mística de abertura da Romaria foi realizada pela CEB’s da Região Belém, que depois saiu em caminhada de cerca de 4km.

Logo no ínicio, foi feita a memória da criança Heloísa Vieira de Souza, 6, que, no local, foi atropelada e morta. Ali, junto ao pai da criança, a Comissão Pastoral da Terra plantou uma cruz como sinal. 

Dom Luiz Gonzaga Fechio, Bispo de Amparo (SP), participou de toda a Romaria. Como acontece todos os anos, houve a celebração para fincar o cruzeiro, símbolo da missão da CPT. 

Junto à comunidade São Pedro, foi plantado o cruzeiro que caminhou durante toda a romaria e foi banhado nas águas de um lago próximo. “Essa cruz é semente, e essa semente não é só de boa qualidade, é da melhor qualidade”, disse Dom Luiz Gonzaga.