Iniciação à Vida Cristã é tema de encontro de catequistas

A A
Representantes de 9 dos 10 setores pastorais refletiram a iniciação à vida cristã, a partir do “Itinerário Catequético – um processo de inspiração catecumenal”
Publicado em: 20/05/2015 - 19:00
Créditos: RedaçãoPeterson Prates

Os catequistas da Região Episcopal Belém se reuníram no sábado, 16 de maio, no Centro Pastoral São José, para refletirem sobre o processo de Iniciação à Vida Cristã.

Com representantes de 9 dos 10 setores pastorais, mais de cem catequistas refletiram a iniciação à vida cristã, a partir do “Itinerário Catequético – um processo de inspiração catecumenal”, preparado pela Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Biblico-Catequetica da CNBB.

A formação foi assessorada por Reinaldo Malinauskas, da comissão  de Iniciação à Vida Cristã da Região Belém.

Durante a primeira parte da formação, foi estudada a primeira parte do Itinerário Catequético: “Fundamentação Bíblica, Teológica e Pastoral”, refletindo temas como a unidade dos sacramentos de iniciação à vida Cristã, o catecumenato ontem e hoje e a mudança de época e os novos desafios para a catequese.

Já no 2º momento do encontro, os catequistas se dividiram em grupos por setores pastorais, onde discutiram a possibilidade de formarem comissões de animação Bíblico-catequética a nível setorial, para promover a unidade setorial da catequese e a integração entre os planejamentos catequéticos  paroquiais com a Região Episcopal.

As discussões dos grupos foram baseadas no livreto: “Sugestões Pastorais para implementação da Iniciação à Vida Cristã”, trabalhado desde o ano passado em toda a Arquidiocese.

Reinaldo Malinauskas recorda que o papel das comissões e dos catequistas é “pensar a catequese como um processo que começa com o batismo e se desenvolve ao longo da vida”. Durante o ano os catequistas irão se encontrar outras vezes para continuarem a reflexão sobre o processo de iniciação à vida cristã, que para sua implementação se faz necessária uma verdadeira conversão pastoral.