Formação bíblica sobre o Livro da Sabedoria é realizada no Centro de Pastoral São José

A A
Dezenas de coordenadores de círculos bíblicos e de grupos de rua e catequistas participaram da formação
Publicado em: 20/08/2018 - 13:00
Créditos: Redação

No sábado, 11, aconteceu, no Centro de Pastoral São José, no Belém, uma formação bíblica sobre o Livro da Sabedoria, assessorada pelo Padre Shigeyuki Nakanose, do Centro Bíblico Verbo. Dezenas de coordenadores de círculos bíblicos e de grupos de rua e catequistas participaram da formação. Em setembro, as comunidades da Região Belém irão refletir o livro da Sabedoria como parte da celebração do Ano do Laicato.

Giane Flavigna

 

LIVRO DA SABEDORIA

O Livro da Sabedoria (ou Sabedoria de Salomão) é um dos maiores livros deuterocanônicos da Bíblia. Possui 19 capítulos. É normalmente atribuído a Salomão, porém algumas vertentes indicam que foi escrito por um judeu de Alexandria.

O livro contém duas partes gerais, os nove primeiros capítulos tratam da Sabedoria sob o seu aspecto mais especulativo e os últimos dez capítulos relacionados com a sabedoria de uma perspectiva histórica.

O autor, profundamente alimentado pelas Escrituras e pela consciência histórica do seu povo, escreve o livro que procura de todos os modos reforçar a fé e ativar a esperança, relembrando o patrimônio histórico-religioso dos antepassados. Ele ensina a verdadeira sabedoria que conduz a uma vida justa e à felicidade. Não se trata da cultura que se conquista pelo pensamento, mas da sabedoria que vem de Deus, opondo-se à idolatria e à vida injusta que nasce dela. Esta sabedoria divina guiou magistralmente a história do povo de Deus, revelando que a verdadeira felicidade pertence aos amigos de Deus. Em outras palavras, o autor quer mostrar que a sabedoria ou senso de realização da vida não é apenas um fruto do esforço do homem, mas é em primeiro lugar um dom que Deus concede gratuitamente aos seus aliados.

 

CENTRO BÍBLICO VERBO

O Centro Bíblico Verbo oferece uma leitura exegética comunitária, ecumênica e popular dos textos bíblicos desde 1987, disponibilizando diversos cursos na área de formação bíblica.

Seu objetivo é possibilitar o estudo acadêmico e pastoral, comprometido com as causas populares, fornecendo elementos para as pessoas interessadas em se apropriar do método histórico-crítico e sociológico, tornando-as autônomas no trabalho com o texto bíblico.  

O público alvo dos cursos é variado: leigas e leigos, religiosos, agentes de pastoral e demais pessoas que estejam interessadas em aprofundar seus estudos bíblicos.

 

ANO DO LAICATO

A celebração do Ano do Laicato se dará de 26 de novembro de 2017 (abertura) a 25 de novembro de 2018 (encerramento), isto é, da Solenidade de Cristo Rei de 2017 até a Solenidade de Cristo Rei de 2018.

É uma iniciativa que possui o intuito de protagonizar o papel e a missão dos leigos na igreja e na sociedade. Assim, dentro da Igreja Católica, leigo é todo cristão que não recebeu o Sacramento da Ordem, ou seja, que não é ordenado (Padres, Bispos etc) e que também não pertence a nenhuma Ordem ou Congregação Religiosa (as Irmãs Relgiosas ou freiras). Em resumo, são todos os cristãos católicos batizados que fazem parte da Igreja.

 

(Com informações de CBVerbo, Canto da Paz e Apologistas Católicos)