Encontro reúne lideranças de comunidades no Centro Pastoral

A A
“O CPP precisa aprender a pensar como um todo. Não é só a catequese ou só a missão, é o todo”, disse Dom Luiz, no encontro
Publicado em: 07/03/2017 - 17:30
Créditos: Texto e fotos: Peterson Prates

A coordenação pastoral da Região Episcopal Belém, realizou, no sábado, 04 de março, o encontro sobre a urgência “Comunidade de Comunidades” do projeto de evangelização da Arquidiocese de São Paulo. O encontro reuniu cerca de 150 lideranças das paróquias, representando os conselhos pastorais paroquiais (CPP).

Dom Luiz Carlos Dias, vigário episcopal para a Região Belém, reforçou, junto ao coordenador regional de pastoral, Pe. Marcelo Maróstica, a importância da existência dos CPP’s  para o fortalecimento das comunidades paroquiais.

Pe. Marcelo apresentou às lideranças presentes as Diretrizes Gerais para a Ação Evangelizadora para a Igreja no Brasil  (DGAE) 2015-2019 e o documento 100 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, “Comunidades de Comunidades: uma nova paróquia”.

“Ajudar a criar nas nossas lideranças a consciência que a missão também é na sociedade”, manifestou o coordenador de pastoral ao falar do documento 100. Citou também o documento da Conferência Episcopal Latino-americana de Puebla recordando que os  “leigos são homens e mulheres da Igreja no coração do mundo e homens e mulheres do mundo no coração da Igreja”.

Os presentes tiveram a oportunidade de conhecer melhor o projeto pastoral de 2017 e o 12º Plano de Pastoral da Arquidiocese, com vigência de 2017 a 2020. A carta pastoral “Viva a mãe de Deus”, sobre o Ano Mariano, foi entregue aos conselheiros.

“O CPP precisa aprender a pensar como um todo. Não é só a catequese ou só a missão, é o todo”, expressou dom Luiz, ao enfatizar que os comunidades devem pensar a paróquia e a pastoral como um todo, não segmentá-la de acordo com as preferências de carismas, lembrando que “temos várias expressões”.

Encontro reúne lideranças de comunidades no Centro Pastoral