Eis a Porta da Misericórdia

A A
As sete paróquias e duas áreas pastorais do Setor Vila Alpina realizaram peregrinação do Ano Santo da Misericórdia ao Santuário Nossa Senhora do Sagrado Coração
Publicado em: 03/03/2016 - 16:15
Créditos: Texto e fotos: Peterson Prates

“Hoje, nesta peregrinação, queremos voltar nosso coração a Deus neste Santuário. Vamos abrir a Deus, à sua palavra, à conversão, à mudança de vida, à vida plena em Deus”, disse Pe. Adilson Pinheiro da Silva, coordenador do Setor Vila Alpina, no domingo, 28 de fevereiro, durante peregrinação de todo o Setor Pastoral ao Santuário Nossa Senhora do Sagrado Coração, ponto de peregrinação para toda a Região Episcopal Belém, onde os fieis podem passar pela Porta Santa da Misericórdia.

As sete paróquias e duas áreas pastorais que formam o setor se reuniram do lado de fora do Santuário, onde iniciaram os ritos para passar pela Porta da Misericórdia. Depois que os aproximadamente quatrocentos fieis passaram pela porta, houve a sequência dos ritos como a aspersão, a profissão de fé, as preces e a Salva Rainha. Isso porque a Igreja recomenda, para obter a indulgência plenária, a confissão, a comunhão eucarística, a oração pelo papa e pela Igreja, a renovação da profissão de fé e uma ação concreta de caridade.

Durante a homilia, Pe. Adilson, que presidiu a celebração, recordou a necessidade de seguirmos as práticas de misericórdia, da conversão, e falou: “devemos ter consciência que somos pecadores, ter diante dos nossos olhos a perspectiva do perdão de Deus, que é nosso Pai, nosso Bom Pastor.”

Concelebraram o reitor e pároco do Santuário-Paróquia Nossa Senhora do Sagrado Coração, Pe. Valdecir Soares, MSC, e outros padres do setor Vila Alpina. Durante toda a celebração, havia a oportunidade de confissão, com os padres, também do setor Vila Alpina, que estavam a postos nos confessionários.

As peregrinações ao Santuário podem ser realizadas até dia 20 de novembro deste ano, quando a Igreja celebra a solenidade de Cristo Rei do Universo e o fim do Ano Jubilar Extraordinário da Misericórdia. Pe. Valdecir lembrou aos fieis a vontade expressa por Dom Odilo, ao abrir a Porta Santa da Misericórdia, em dezembro passado, que as peregrinações fossem não só setoriais, mas também paroquiais e pastorais. “Esse Santuário é de cada um de nós”, afirmou Pe.Valdecir.

Horários do Santuário Nossa Senhora do Sagrado Coração
Aberto diariamente das 6h30 às 21h.
Confissões de Terça à Sexta: 09h às 11h30 e das 14h30 às 16h30 e aos sábados das 9h às 11h30.

Setor Vila Alpina realiza peregrinação do Ano Santo da Misericórdia ao Santuário Nossa Senhora do Sagrado Coração