Dom Edmar: "não se deixou corromper pela corte, mas foi ao encontro do mais necessitado"

A A
A comunidade da Paróquia Santa Isabel Rainha, no Setor Carrão-Vila Formosa, celebrou no começo de julho a festa da padroeira
Publicado em: 13/07/2015 - 15:30
Créditos: Peterson Prates

A Paróquia Santa Isabel Rainha, no Setor Carrão-Vila Formosa, celebrou no começo de julho a festa de Santa Isabel de Portugal, patrona da comunidade.

Durante os três primeiros dias do mês, a comunidade participou do tríduo festivo, em que padres de outras paróquias puderam celebrar com os paroquianos, e a cada dia meditar um tema, como a família, a caridade e a paz.

Santa Isabel foi rainha de Portugal. Viveu entre os séculos XIII e XIV e era conhecida como Rainha da Paz pela forma pacífica com que tratava os assuntos referentes ao reinado. Após a morte do marido, Isabel recolheu-se em um mosteiro e dedicou-se às obras de caridade. Seus últimos tempos foram dedicados ao silêncio, à oração e ao atendimento de pobres e doentes.

No dia 4 de julho, memória de Santa Isabel, as comemorações em sua honra começaram bem cedo. Às 6h da manhã todo o bairro, que recebe o nome da santa, pode escutar a alvorada de fogos e a saudação a Santa Isabel.

Às 10h o vigário espiscopal da Região Belém, Dom Edmar Peron, presidiu a missa em honra a santa. Durante a homilia, Dom Edmar recordou que os santos existem para que nós possamos adimirá-los e imitá-los e que, fazendo isto, adoramos a Deus. Também lembrou que a Rainha Santa Isabel "gostava do silêncio e da oração" e que "não se deixou corromper pela corte, mas foi ao encontro do mais necessitado".

Para finalizar, Dom Edmar pediu que, a exemplo de Santa Isabel Rainha, "não façamos a caridade de boca e com palavras, mas com obras e de verdade"(Cf1 Jo 3, 18), e que "sejamos mensageiros da comunhão e da paz".

A tradicional procissão pelas ruas do bairro, marcada para as 15h, não pode ser realizada por conta da chuva, mas toda a comunidade realizou, dentro da matriz, uma procissão, seguida de missa solene. 

Festa da padroeira da Paróquia Santa Isabel Rainha