Divulgado o roteiro da visita do Santo Padre à Colômbia

A A
O Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Greg Burke, ressaltou que essa é uma visita pastoral de anúncio do Evangelho
Publicado em: 06/09/2017 - 09:45
Créditos: Redação

Reprodução

Foi publicado na sexta-feira, dia 1º, o programa da Viagem Apostólica do Papa Francisco à Colômbia, que começa no dia 6 e segue até o dia 11. O Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Greg Burke, ressaltou que essa é uma visita pastoral de anúncio do Evangelho, e não uma viagem política: “O Evangelho convida as pessoas para a paz, o perdão e a reconciliação. O Papa leva a mensagem do Evangelho, uma mensagem relevante neste momento. O Papa vai para anunciar o Evangelho”, disse Burke.

O tema da visita, “Façamos o primeiro passo”, indica o processo de reconciliação em andamento no País abalado por mais de 50 anos de guerra entre o Governo e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), que alcançou - depois de anos de violência, negociações, referendo e trâmites no Congresso - a assinatura dos acordos de paz. 

Ao chegar à capital da Colômbia, na quarta-feira, 6, o Papa será acolhido na nunciatura por um grupo de adolescentes órfãos e pessoas carentes ajudadas pela Igreja. No dia 7, ocorrerá o encontro com o Presidente Juan Manuel Santos.  O Papa fará uma visita à catedral onde irá venerar Nossa Senhora de Chiquinquirá, Padroeira da Colômbia. Depois da bênção dos fiéis e o encontro com os bispos, o Pontífice se encontrará com o Comitê Diretivo do Celam, na Nunciatura Apostólica. 

Na sexta-feira, 8, em Villavicencio, o Papa irá beatificar dois mártires colombianos, durante a missa na esplanada Catama. Trata-se do bispo Jesús Emilio Jaramillo Monsalve e do sacerdote Pedro María Ramírez Ramos. Está programada, também, uma saudação aos dez sobreviventes do terrível deslizamento ocorrido em abril passado, em Mocoa. 

Na parte da tarde, acontecerá o grande encontro de oração pela reconciliação nacional. O Papa Francisco quis um contexto propriamente litúrgico: “É importante sublinhar que é um encontro de oração pela reconciliação. Não é somente um encontro para reunir as pessoas. É um encontro de oração que o Papa quis que fosse num contexto litúrgico. Haverá a leitura da Palavra de Deus, testemunhos e as palavras do Papa. Tudo para sublinhar esta ideia da oração e da liturgia”, destacou Greg Burke. 

Depois, o Sumo Pontífice seguirá viagem à Cartagena, cidade que hospedou, por quase 40 anos, São Pedro Claver, “o apóstolo que dedicou toda a sua vida em defesa das vítimas da exploração do tráfico de escravos”, como se referiu a ele São João Paulo II. O Papa Francisco depois realizará a bênção da pedra fundamental das casas para os sem-teto e da Obra Talitha Qum e visitará a Casa Santuário de São Pedro Claver. 

Segundo Greg Burke, não estão previstos encontros com expoentes das Farc nem com os do Exército de Libertação Nacional (ELN) ou com a oposição.

(com informações da rádio Vaticano)