Diáconos e esposas reúnem-se com o Cônego José Miguel na Paróquia Nossa Senhora de Lourdes

A A
Encontro aconteceu no dia 2 de março, nas instalações da matriz paroquial de Nossa Senhora de Lourdes
Publicado em: 07/03/2016 - 18:45
Créditos: Diácono Mario Braggio

Diáconos permanentes e esposas da Região Episcopal Belém reuniram-se com o Vigário Geral Côn. José Miguel, no dia 2 de março, nas instalações da matriz paroquial de Nossa Senhora de Lourdes.

Num primeiro momento, cada um dos participantes expôs as atividades que realiza na comunidade, na paróquia, no Setor e na Região, acrescentando as perspectivas e as dificuldades que têm encontrado para praticar o seu ministério, o que resultou num tecido rico e variado de ações distribuídas nas mais diferentes expressões: formação de ministros, serviço ao altar, testemunha de matrimônios, celebração de batizados, exéquias nos cemitérios da Região, escola da fé, assistência a grupos de pastoral, serviços de caridade e outros.

A seguir, o Côn. José Miguel destacou a importância e a necessidade da formação continuada, para que o diácono possa estar sempre atualizado, servir melhor e dispor plenamente os seus dons a serviço do Reino; exortou os diáconos a participarem, na medida do possível, das reuniões do CPP, do Setor e do clero;  enfatizou que o diácono atua essencialmente no campo das relações humanas – interagindo com os padres, os paroquianos, as lideranças da comunidade – e que tais relações devem ser pautadas no respeito mútuo, na amizade, na cooperação e na fraternidade.

Por fim, o Côn. José Miguel recordou a todos que o diácono deve ser proativo; deve criar espaços que lhe possibilitem realizar da melhor maneira possível o seu ministério; deve zelar pela sua própria imagem e do diaconato permanente em geral.

O próximo encontro ocorrerá no dia 27 de abril, quarta-feira, às 20h, na Paróquia Santa Adélia, Setor Conquista.

Diáconos e esposas reúnem-se com o Cônego José Miguel na Paróquia Nossa Senhora de Lourdes