Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação

A A
O Papa Francisco instituiu 1º de setembro como o Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação
Publicado em: 31/08/2015 - 17:15
Créditos: Redação

O Papa Francisco instituiu o “Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação” que a partir deste ano 2015 será celebrado em 1º. de setembro e escreve o Papa ao considerar nossa motivação como cristãos: queremos oferecer a nossa contribuição à superação da crise ecológica que a humanidade está vivendo. E recorda o Papa que para os que crêem em Jesus Cristo,Verbo de Deus que se fez homem por nós,” a espiritualidade não está desligada do próprio corpo nem da natureza ou das realidades deste mundo, mas vive com elas e nelas, em comunhão com tudo o que nos rodeia”.

Em primeiro lugar, é vontade do Deus da Criação, da Pastoral da Ecologia da Arquidiocese de São Paulo, do Papa Francisco que todas as Paróquias, Comunidades, Escolas, Associações, Movimentos e Novas Comunidades estudem a Carta Encíclica do Papa Francisco “LAUDATO SI” Sobre o Cuidado da Casa Comum. E à luz dela estudem os problemas de sua região, de seu bairro, de sua rua relacionados com a falta de cuidado com a Casa Comum – nossa cidade.

"Viver a vocação de guardiões da obra de Deus não é algo de opcional nem um aspecto secundário da experiência cristã, mas é parte essencial duma existência virtuosa”. (Papa Francisco)

“Água, fonte de Vida” (CF  2004)

Como então podemos ser guardiões da ÁGUA em nossa cidade?

Para que esse dia de oração possa tornar-se sinal de um caminho percorrido conjuntamente por todos, promovamos iniciativas coerentes com a nossa fé, capazes de mudanças que favoreçam um mundo cuidado como Deus quer.

A intercessão da Mãe de Deus, Maria Santíssima, e de São Francisco de Assis, inspire a todos nós, homens e mulheres de boa vontade, a vivermos no louvor do Criador e no respeito pela criação. E cantaremos eternamente.

Onipotente e bom Senhor!
A Ti a honra, glória e louvor!
Todas as bênçãos de ti nos vem!
E todo o povo te diz.
Amém!

‘Laudato Si’

Leia o artigo do Padre Gilberto Orácio de Aguiar - Pelo cuidado da criação: prece, cuidado e compromisso ecológico