Devoção a Nossa Senhora do Sagrado Coração reúne milhares de fiéis

A A
Festa de Nossa Senhora do Sagrado Coração leva milhares de romeiros à Santuário, na Vila Formosa
Publicado em: 31/05/2017 - 14:15
Créditos: Redação

Milhares de fiéis passaram pelo  Santuário Nossa Senhora do Sagrado Coração, na Vila Formosa, no domingo, 28 de maio, para a celebrarem a 78º Festa de Nossa Senhora do Sagrado Coração, e os 160 anos da devoção ao título mariano. Com o tema “Maria, Mãe de Deus”, a festa iniciou há mais de uma semana, com a novena celebrada pela comunidade do santuário-paróquia.

“Por isso nosso coração se alegra”, disse o reitor do santuário, Pe. Valdecir Soares Santos, lembrando que  a festa também evoca os 300 anos de Aparecida e o centenário de Fátima, celebrações que motivam o Ano Mariano.

Centenas de romeiros de diversas cidades de São Paulo e Minas Gerais participaram dos festejos de Nossa Senhora. Ainda durante a madrugada os romeiros foram acolhidos com café, seguido de um momento mariano.

Uma procissão levou a imagem de Nossa Senhora do Sagrado Coração às ruas da Vila Formosa,  bairro que guarda a devoção ao título desde a década de 30. Após a procissão, dom Luiz Carlos Dias, bispo auxiliar para Região Belém, presidiu missa solene, concelebrada por mais de dez padres, todos missionários do Sagrado Coração, e que reuniu cerca de 1.500 fiéis.

Durante a homilia, dom Luiz destacou pontos da liturgia sobre a festa da Ascensão do Senhor, que fecha o tempo pascal. “Jesus voltou para o Pai, mas deixou para os seus o ‘Ide’. Acolhemos esse ‘Ide’, para que não sejamos uma Igreja acomodada”.

“Quando olhamos nosso mundo hoje, nós até nos assustamos com a corrupção que aí está, olhe nosso país”, manifestou dom Luiz sobre o momento atual do Brasil, dizendo que “há uma sombra sobre nossa sociedade”. “[hoje] Falta um sentido de justiça, daquilo que é justo, que edifica e que beneficia, de fato, a todos”, finalizou.

Ana Maria de Oliveira, 67, professora aposentada, veio de Belo Horizonte em peregrinação ao Santuário, em um grupo de 12 romeiros. Ana, devota de Nossa Senhora, reza duas vezes por dia o terço e acompanha toda programação das redes católicas de televisão e rádio. A romeira que pretende voltar mais vezes ao santuário, relata suas devoções, e reza “Maria, nos ajude a caminhar até o Pai”.

A celebração marcou também o aniversário de um ano de acolhida de dom Luiz Carlos como vigário episcopal para Região Belém, que aconteceu em 28 de maio de 2016, no mesmo Santuário. Na ocasião, o Santuário era uma das igrejas de peregrinação pelo Ano Extraordinário da Misericórdia, com a Porta Santa.

Durante o dia, os fiéis puderam se confessar, receber benção individual e ainda participaram da coroação de Nossa Senhora e do envio dos romeiros, que retornam às suas cidades depois da peregrinação. Até o dia 18 de junho, todos os sábados e domingos haverá quermesse, sempre a partir das 18h.