Comunidade paroquial celebra a Páscoa no rito Greco-Católico Ucraniano

A A
O rito pertencente à Metropolia Católica Ucraniana São João Batista
Publicado em: 05/04/2018 - 11:15
Créditos: Redação

Danilo Zajac

A Paróquia Ucraniana Imaculada Conceição, pertencente à Igreja Católica de rito Greco Ucraniano, celebrou na última semana a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo, com rito próprio, na Vila Bela, no Setor Pastoral Vila Prudente. 

No mesmo prédio físico, convivem e celebram duas comunidades com ritos diferentes. O rito Latino, ligado à Arquidiocese de São Paulo, e o rito Greco-Católico Ucraniano, pertencente à Metropolia Católica Ucraniana São João Batista, com sede em Curitiba (PR).

As duas comunidades são atendidas pela mesma comunidade religiosa da Congregação de São Basílio. Atualmente, o Padre Moacyr Leczuk é o Pároco para os dois ritos. A Igreja Ucraniana Greco-Católica é uma Igreja particular Oriental em comunhão plena com Papa e de rito Bizantino.

Na noite da Quinta-feira Santa, 29, aconteceu a leitura dos 12 evangelhos da Paixão de Jesus. Na Sexta-feira Santa, 30, houve a procissão do Senhor Morto e uma exposição da cópia do Santo Sudário, ícone que representa o Cristo Morto.

A celebração de Páscoa no rito Greco-Católico Ucraniano tem início com a adoração ao Santo Sudário. Quando os sinos começam a tocar, o Coral entoa um hino que diz: “Cristo ressuscitou! Alegrem-se os céus!”. Começa, então, a procissão de Páscoa, levando a Boa Nova da Ressurreição de Jesus. 

Após a procissão, aconteceu a Divina Liturgia de Páscoa, que é a missa nos ritos orientais. Ao final da celebração, houve a tradicional bênção dos alimentos que são consumidos na ceia pascal nas casas dos paroquianos.

Todos os domingos, às 10h, celebra-se a Divina Liturgia no rito Greco- -Católico Ucraniano na Paróquia Nossa Senhora Imaculada Conceição/Paróquia Nossa Senhora da Glória (rua das Valerianas, 168, Vila Bela).