Comunidade Lituana celebra tradições na Vila Zelina

A A
Comunidade Lituana de São Paulo celebrou no domingo, 6 de setembro, a festa de Nossa Senhora de Siluva
Publicado em: 14/09/2015 - 11:15
Créditos: Texto: Peterson Prates

A comunidade Lituana de São Paulo, presente na Vila Zelina – Zona Leste da Capital, celebrou no domingo, 6 de setembro, a festa de Nossa Senhora de Siluva.

A festa é celebrada no dia 8 de setembro (Natividade de Maria) e é uma das devoções marianas mais populares da comunidade lituana.

A aparição da virgem de Siluva foi a primeira aparição Mariana na Europa. Conta-se que em 1608, durante o avanço protestante, Maria Santíssima apareceu em prantos, na cidade de Siluva, a algumas crianças e dias depois a um pastor calvinista e à comunidade local.

Depois da aparição e de grandes milagres acontecidos na região, sob a intercessão de Maria, o catolicismo foi restaurado na Lituânia, em que muitos protestantes voltaram ao seio da Igreja católica.

A missa em honra à Virgem de Siluva foi presidida pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo, e vigário episcopal para Região Belém, dom Edmar Peron.

"Neste domingo em que celebramos a festa de Nossa Senhora de Siluva, a liturgia nos convida a uma atitude cheia de esperança […] devemos olhar com esperança por nosso país, olhar com esperança por nossas famílias e também um olhar cheio de esperança pela comunidade lituana, sobretudo aos jovens, que guardam a tradição transmitida por suas famílias", expressou dom Edmar.

A celebração foi inteiramente cantada em língua lituana pelo coral lituano, prestes a completar 80 anos de história. As leituras também foram proclamadas em lituano, essas são algumas formas com que a comunidade preserva sua cultura, presente de forma tão forte no bairro de Vila Zelina.

"A mãe de Deus sempre se apresenta a nós como um modelo, ela é uma mulher cheia de esperança. Nossa Senhora é uma mulher toda aberta à palavra do senhor. Que Nossa Senhora de Siluva ajude a comunidade que aqui se reúne para celebrar, ajude os que saíram da Lituânia, ajude a todos a olhar pelo caminho que precisamos sempre seguir", concluiu dom Edmar.

Comunidade Lituana

A comunidade Lituana, presente na Vila Zelina, tem suas origens em 1927, início da imigração da Lituânia para a região. Em 1931 foi criada a comunidade Lituana Católica Romana de São José, mas ainda não tinha uma igreja própria para rezar missas. Em 16 de fevereiro de 1936, dia em que se comemorava a independência da Lituânia, foi inaugurada a igreja de São José de Vila Zelina, que em 1940 foi elevada a paróquia. A igreja foi toda construída com a colaboração dos povos lituanos presentes no bairro.

Em 1938, cinco irmãs Franciscanas da Providência de Deus, de origem lituana, vieram para Vila Zelina e ajudaram a fundar a Escola São José de Vila Zelina, com o objetivo de atender os filhos de migrantes lituanos. O Colégio Franciscano São Miguel Arcanjo ainda é administrada pelas irmãs religiosas.

Para Lúcia Butrimavicius, que reside no bairro desde o nascimento, estudou no colégio São Miguel, quando ainda funcionava atrás da matriz de São José. Ela recebeu todos os sacramentos da iniciação cristã e o matrimonio na Paróquia São José, diz que toda sua vida está "completamente ligada à história da paróquia", e que segue preservando os costumes e tradição da comunidade Lituana.