Colégio N. Sra. do Sagrado Coração acolhe Dom Carlos e representantes de escolas católicas

A A
Núcleo Regional de Educação se reúne com Dom Carlos Lema Garcia
Publicado em: 24/05/2015 - 08:15
Créditos: Diácono Mario Braggio

O Núcleo Regional de Educação, que congrega representantes das escolas católicas da Região Episcopal Belém e Zona Leste de São Paulo, reuniu-se pela terceira vez com Dom Carlos Lema Garcia. Realizado nas instalações do Colégio Nossa Senhora do Sagrado Coração, no bairro de Vila Formosa, este encontro contou também com a participação de Marco Vitale (Arsenal da Esperança) e Miguel Paiva (Conselheiro Tutelar).

Após a oração inicial e acolhida feitas pelos anfitriões, seguidas da apresentação dos que ali se encontravam, foi dada a palavra ao Pe. Roque Luiz Sibioni, SDB, que abordou o tema proposto para a ocasião: “Desafios de uma escola em pastoral no século 21” à luz de documentos do Magistério da Igreja que tratam da escola e da educação católicas.

A seguir, considerando que cabe à Escola católica evangelizar por meio da educação, Pe. Roque propôs questões a serem refletidas e debatidas pelos educadores de escolas católicas: nós “vendemos um produto” e realizamos uma missão. Como conciliamos essas “duas” ações em vista de um fim único? Como conciliamos excelência acadêmica e evangelização? Competir no mercado sem perder a própria identidade confessional? Como anunciamos e inculturamos os valores do Evangelho, apresentamos a pessoa de Jesus Cristo e propomos experiências graduais de iniciacão à fé para a comunidade educativa? A nossa proposta pedagógica (material didático, conteúdo programático, metodologias de ensino) está inspirada em quais valores, concepção de pessoa, visão de educação, de sociedade, de Igreja, de mundo, de compromisso social…? Quais propostas, projetos, atividades, itinerários a escola tem para sistematizar de forma orgânica e inteligente uma escola em pastoral? Qual a nossa prática? Por onde começamos? Com quem começamos? Onde queremos chegar? A pastoral é um setor dentro da Escola, confiado a uma ou algumas pessoas ou ela é a ação evangelizadora de uma comunidade educativa, assumida institucionalmente?

Dom Carlos, Vigário Episcopal para a Educação e a Universidade na Arquidiocese de São Paulo, agradeceu a contribuição do Pe. Roque e enfatizou a necessidade dessa pastoral ser assumida de fato pela comunidade educativa e não por uma pessoa ou um setor da escola.

Dando continuidade à pauta prevista, foram apresentadas diversas propostas de Ensino Religioso e de Pastoral em curso nas escolas ali representadas constituindo-se numa significativa oportunidade para trocas de experiências e de informações.

Marco Vitale divulgou o encontro do Arsenal da Esperança – marcha da paz – 6º conta comigo – “Cada um tem a idade dos seus sonhos”, realizado no dia 16 de maio.

Dom Carlos solicitou a todos para convidarem os jovens a participar da Grande Celebração de Pentecostes no dia 24 de maio, às 14h na Catedral e do momento cultural que será realizado ali mesmo na praça da Sé, e apresentou o projeto Rota 300 anos de bênçãos com a Mãe Aparecida.

A reunião foi encerrada com a bênção de Dom Carlos seguida de uma agradável (e saborosa) confraternização proporcionada pelo Colégio Nossa Senhora do Sagrado Coração.

O próximo encontro do Núcleo a ser promovido pela Pastoral da Educação da Região Episcopal Belém será realizado no Externato Nossa Senhora Menina, à rua do Oratório, 2621 – Alto da Mooca, no dia 9 de setembro, das 14h às 16h.

Tags