Bispo alemão vai a comunidade em Sapopemba

A A
O salesiano Dom Stefan Oster,visitou a Paróquia Santa Maria Madalena acompanhado de uma comitiva de sua Diocese
Publicado em: 14/09/2017 - 11:30
Créditos: Redação

Peterson Prates

O salesiano Dom Stefan Oster, Bispo da Diocese de Passau, na Alemanha, visitou a Paróquia Santa Maria Madalena, em Sapopemba, no domingo, 10, onde concelebrou uma das missas, presidida pelo Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano. Ele estava acompanhado de uma comitiva de sua Diocese e do Padre Georg Alfred Pettinger, Pároco da Paróquia Pessoal Alemã São Bonifácio, na Região Sé.

A Paróquia Santa Maria Madalena recebeu ajuda financeira da Adveniat, organização da Igreja Católica na Alemanha, durante a construção da nova matriz, inaugurada e dedicada há quatro anos.

Dom Odilo, na homilia, falando do Evangelho do dia, destacou a importância da correção fraterna. “Se o irmão erra, vai e corrige a sós, em uma conversa a dois, para ajudar o irmão a acertar”. Lembrou, também, da educação dos filhos: “Jeito bom de corrigir os filhos é com amor, calma e paciência. É preciso corrigir”, disse, comentando, ainda sobre a preocupação que todos devem ter com o próximo: “Não devemos ficar devendo nada a ninguém, a não ser o amor recíproco que a gente nunca vai completar”. 

Dom Stefan agradeceu a homilia do Cardeal Scherer. “Ele nos explicou como funciona amar e corrigir o irmão ao mesmo tempo. Para mim, às vezes, é muito difícil ser dessa forma”, disse, lembrando que Dom Odilo “nos ensinou isso porque ama muito Jesus”. 

Agradecendo a acolhida da comunidade, Dom Stefan pontuou que apesar das diferenças culturais e de costumes entre os países, a celebração da missa é a mesma. “Ouvir falar que Aparecida é o coração do Brasil. É verdade?”, indagou, ao dizer que no dia seguinte visitaria o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida. O Bispo está visitando o Brasil desde o início do mês e em 11 dias irá a algumas comunidades alemãs no País. Ele e sua comitiva já estiveram em Salvador (BA). 

“A visita do Bispo nos traz felicidade, nos traz a presença de Deus”, manifestou Laudir Ribeiro, agente de pastoral da Paróquia. Para o Padre Claudio de Oliveira, Pároco, “é uma alegria ter a presença desse irmão, desse Bispo aqui conosco, para sermos como uma grande família de discípulos de Nosso Senhor Jesus Cristo em todos os locais”.