Aos 25 anos, Centro Cultural Vila Prudente gera transformações com educação e arte

A A
Centro Cultural Vila Prudente acolhe 120 crianças e jovens em favela na zona leste
Publicado em: 08/05/2015 - 15:15
Créditos: Redação

Na sexta-feira, dia 1º, o Centro Cultural Vila Prudente (CCVP) completou 25 anos de atuação na Favela da Vila Prudente.

A programação de aniversário começou com a missa do Dia de São José Operário na capela da Favela da Vila Prudente (leia mais acima).

O Centro Cultural de Vila Prudente nasceu em 1990, idealizado pelo missionário irlandês Espiritano, Padre Patrick Clarke.

Após a missa, as crianças fizeram uma apresentação de percussão e foram em cortejo para o Prédio São Francisco do CCVP, onde foi apresentado um vídeo sobre o Centro Cultural e realizadas apresentações culturais pelas crianças que participam das oficinas.

Foi entregue a Dom Edmar um livreto com fotos dos mosaicos produzidos pelas crianças do Centro Cultural Vila Prudente na oficina de arte sacra, orientada pelo educador Marcos Pereira. O volume original foi enviado ao Papa Francisco, junto com uma carta escrita em nome do CCVP e um quadro em mosaico com a imagem do Papa. Por fim, foi partilhado um bolo em comemoração à data.

O CCVP realiza diversas oficinas e atividades, entre elas: oficinas de pintura, música, arte sacra, alfabetização, artes marciais, teatro, ginástica, entre outros. O CCVP atende cerca de 120 crianças e jovens por dia.

“A importância do CCVP é educar as crianças e também integrar cada vez mais os moradores da comunidade”, contou Eduardo Nascimento, morador da favela há 45 anos, educador e mestre em artes marciais, que ministra oficinas no Centro Cultural.

Para o Padre Assis Tavares, missionário Espiritano que trabalha na Favela da Vila Prudente, o Centro Cultural é importante para oferecer atividades no período em que as crianças e jovens não estão na escola. Além disso, lembrou o Padre, o CCVP é “uma contraproposta ao tráfico”.