Ano do Laicato e sínodo são destaques em assembleia regional

A A
Padre Marcelo Maróstica, Coordenador Regional de Pastoral, falou a 200 agentes de pastoral , participantes da assembleia
Publicado em: 01/11/2017 - 14:15
Créditos: Redação

Peterson Prates

Mais de 200 agentes de pastoral, diáconos e padres, juntos a Dom Luiz Carlos Dias e Bispo Auxiliar da Arquidiocese na Região Belém, participaram no sábado, 28 de outubro, no Centro Pastoral São José, da Assembleia Anual da Região Belém.

Foi apresentado o resultado do questionário sobre as urgências da ação evangelizadora, respondido pelas paróquias da Região neste semestre.

A partir do projeto pastoral da Região, o Secretariado de Pastoral preparou um organograma das urgências da ação evangelizadora. A eclesiologia do projeto está baseada nos eixos “Igreja em saída”, “comunhão”, “missão” e “misericórdia”. O organograma distribui todas as 56 pastorais e movimentos que há na Região para as seis urgências.

Houve, ainda, a apresentação das indicações pastorais da Assembleia das Igrejas do Regional Sul 1 da CNBB para a Arquidiocese de São Paulo. Na perspectiva ‘ ad intra ’, propõe-se o fortalecimento dos conselhos paroquial de pastoral e de assuntos econômicos. Já no ‘ ad extra ’, buscar-se-a motivar os leigos a participarem dos conselhos paritários da cidade. 

Em relação ao Ano do Laicato, que começará em 26 de novembro e seguirá durante 2018, uma equipe formada por leigos preparou propostas de vivência dessa atividade. A primeira delas é a adaptação do tema geral do evento nacional, que servirá de temática para todas as ações relacionadas na Região Belém: “Cristãos leigos e leigas sujeitos na ‘Igreja em saída’, na dinâmica do sínodo, a serviço do Reino”. 

Dom Luiz Carlos Dias sintetizou os três pontos principais: o 1º sínodo arquidiocesano - “todos nós vamos nos empenhar na celebração do sínodo”; o Ano do Laicato, que terá abertura na Região na Festa de Cristo Rei do Universo, em 26 de novembro, às 15h, na Paróquia Nossa Senhora de Lourdes; e, por último, as urgências – “isso nos ajuda, porque precisamos ter organização, para que ao redor de Jesus Cristo sejamos testemunhas”.

O material da assembleia pode ser consultado em http://arquisp.org.br/regiaobelem/noticias/material-da-assembleia-region....