Publicado edital da Medalha São Paulo Apóstolo 2021

A A

Arquidiocese de São Paulo publicou nesta quinta-feira, 22, o Edital para as inscrições dos candidatos à edição de 2021 da Medalha São Paulo Apóstolo, prêmio de reconhecimento que tem os objetivos de valorizar, estimular e dinamizar a vida eclesial e pastoral na Arquidiocese.

O Edital ressalta o período singular marcado pela pandemia de COVID-19 que continua a se alastrar pelo mundo e “exige a mobilização especial de todos para atender as necessidades da população mais vulnerável, dos doentes e dos pobres”.

O documento explica, ainda, que por essa razão, por recomendação do Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, e os bispos auxiliares, a Arquidiocese deseja reconhecer e valorizar o trabalho solidário e de apoio aos pobres e doentes, realizado nas paróquias, nas comunidades e nas organizações eclesiais e também a ação de profissionais da saúde, médicos, enfermeiros e auxiliares que se empenham no atendimento médico nos hospitais e nas instituições de assistência social.

“Da mesma forma, merecem reconhecimento especial as iniciativas de orações, celebrações e ações de evangelização realizadas presencialmente e transmitidas pela internet e pelas mídias sociais”, enfatiza do Edital.

ACESSE:

Edital da Medalha São Paulo Apóstolo 2021

Ficha de inscrição dos candidatos

Regulamento da Medalha São Paulo Apóstolo

 

CATEGORIAS 

Como nos anos anteriores, a Medalha São Paulo Apóstolo será concedida a sete categorias de pessoas e três categorias de instituições e entidades. São elas:

Pessoas

Testemunho laical;

Serviço sacerdotal;

Ação caritativa e de promoção humana;

Ação missionária;

Inovação na metodologia pastoral;

Educação cristã;

Defesa e promoção da vida e da dignidade humanas.

Instituições

Cultura;

Comunicação;

Serviço social.

PRAZO

De acordo com o Edital, o prazo final para as inscrições de candidatos se encerrará no dia 30 de julho.

Os nomes dos comtemplados serão anunciados no dia 5 de agosto, às 18h, no portal da Arquidiocese de São Paulo.

A cerimônia de entrega da Medalha será́ realizada no dia 26 de agosto, em local a ser informado na ocasião do anúncio dos contemplados.

A MEDALHA

A Medalha São Paulo Apóstolo foi instituída em 2015, no contexto das comemorações dos 270 anos de criação da Diocese de São Paulo.

No Decreto de instituição da medalha, o Arcebispo de São Paulo, Cardeal Odilo Pedro Scherer, ressaltou que “todos os Batizados foram constituídos como povo de Deus e são participantes do múnus sacerdotal, profético e régio do próprio Cristo” e acrescentou que a homenagem também é um  “incentivo para que floresça mais abundantemente a vida eclesial e pastoral nesta cidade imensa”.