Quem Somos

A A
Acesse as pastorais

Endereço

Avenida Higienópolis - 890 - Higienópolis
São Paulo
01238-000

Contato

Telefone:
(11) 3670-8557

A Coordenadoria de Pastoral Universitária está a serviço da presença da Igreja na Pontifícia Universidade Católica. Trata-se de uma atividade decorrente da missão e identidade da própria Universidade Católica, "parte integrante e indispensável da vida e estrutura da instituição" (Constituição Apostólica Ex Corde Ecclesiae, Nº. 38).

Seu objetivo é auxiliar a comunidade universitária a articular de maneira adequada sua vida acadêmica, pessoal, social com a fé. Para isso anima, dinamiza e desperta a vivência da fé e a convivência fraterna entre os membros da comunidade universitária.

Ao mesmo tempo, do ponto de vista acadêmico, estimula uma reflexão que faça amadurecer as implicações da fé no modo de conhecer a realidade em todas as áreas de estudo. Contribui assim para recompor, no plano acadêmico-científico, a integralidade e a complexidade da experiência humana, superando uma falsa oposição entre a ciência e a fé, criada pelos que reduzem a fé a uma opção particular, sentimental e irracional.

Tudo isso se desenvolve num profundo diálogo a partir do patrimônio do Magistério da Igreja. Trata-se de um diálogo respeitoso com as outras identidades religiosas presentes no mundo universitário, pois seu objetivo não é o de alcançar uma uniformidade de pensamento, mas sim o diálogo e a busca da verdade, necessários para a realização da pessoa humana.

Para o cumprimento de sua missão, a Coordenadoria de Pastoral Universitária conta com o Serviço de Pastoral e com o Núcleo Fé e Cultura, um centro cultural cuja missão é incentivar o diálogo e a reflexão, a partir do Magistério da Igreja, no mundo acadêmico e cultural de São Paulo.

Pastoral a qual faz parte 
Pastoral Universitária
Coordenação a qual faz parte 
Coordenação Pastoral do Vicariato para a Educação e a Universidade