Quem Somos

A A
Acesse as pastorais

Endereço

Av Higienópolis - 890 - Higienópolis
São Paulo
01238000

Contato

Telefone:
(11) 3660 3700

A Pastoral Fé e Política pertence à história recente da Arquidiocese de São Paulo.  

Surge no final do período da ditadura militar, da reflexão de Paulo Evaristo Arns  com as comunidades sobre a realidade, momento histórico que exigiu dos movimentos e da sociedade que se decidissem por acreditar e apoiar a democracia.

A Pastoral de Fé e Política é fruto da caminhada das CEBs e dos movimentos sociais que nos ensinam que “quem sabe faz a hora não espera acontecer”.

A Pastoral de Fé e Política, na Arquidiocese de São Paulo, em sintonia com as diretrizes pastorais da CNBB e da Arquidiocese atua desde o final da década de 1980, criando cartilhas e folders para a formação cidadã em especial nos anos eleitorais. No final da década de 80 e início dos anos 90, a Pastoral Fé e Política atua intensamente, por meio do Plenário Pró Participação Popular, no processo constituinte e no apoio a emendas a Constituição Federal e Estadual apresentadas pelas pastorais, entidades de defesa dos Direitos Humanos e de movimentos sociais e na elaboração da Lei Orgânica do Município de SP.

A cada ano, integrada à Pastoral de Conjunto, a pastoral Fé e Política reflete e divulga o tema da Campanha da Fraternidade. Em 1996, a Igreja do Brasil se debruça sobre o tema da política e da participação dos cristãos na vida política do país, a partir do tema da CF, Fraternidade e Política, que teve como lema Justiça e Paz se abraçarão. O texto base da CF de 1996 vai servir de guia para as posteriores reflexões e inserções de leigos e leigas, das comunidades e das paróquias no processo político do Brasil.

 Essa inserção leva a Comissão Brasileira de Justiça e Paz a propor um Projeto de Lei de Iniciativa Popular que resultará na Lei9840/99, que proíbe a compra de votos e dez anos mais tarde na coleta de assinaturas a favor do projeto, também de iniciativa popular, que aprovado e sancionado é hoje a Lei Complementar 135/10, conhecida como Lei da Ficha Limpa. Todo o processo de divulgação, esclarecimento e coleta de apoios a aos projetos acima mencionados é vivido pelos grupos da pastoral Fé e Política, uma das entidades fundadoras de Comitês 9840, para divulgação da lei e fiscalização da compra de votos e do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral no Estado de SP, que integra a atuação destes Comitês. 

Tendo em vista a formação de lideranças a pastoral Fé e Política organiza cursos e hoje, integrada a Rede de Escolas da Cidadania, coordena a Escola de Fé e Política Waldemar Rossi, já no terceiro ano de funcionamento e 40 alunos e alunas formados, atuando principalmente junto aos conselhos municipais da cidade de SP.

Pastoral a qual faz parte 
Pastoral Fé e Politica
Coordenação a qual faz parte 
Coordenação Pastoral do Serviço da Caridade, Justiça e Paz