Quem somos

A A
Acesse as pastorais

Endereço

Rua Francisco Ferrari - 130 - Parque Continental
São Paulo
05328-040

A Pastoral dos Nômades do Brasil é um serviço da Igreja Católica que procura desenvolver suas atividades, visando a promoção humana e cristã das pessoas e do grupo que integra o povo nômade, especialmente nas seguintes características: ciganos, circenses e parquistas.

Histórico

Foi a partir de uma aclamação do Papa Paulo VI numa romaria cigana por ocasião do ano  jubilar em 1975, que surge a Pastoral dos Nômades do Brasil. Poderíamos dizer que a Pastoral dos Nômades iniciou quando, em algum lugar do vasto território brasileiro, um sacerdote ou outro membro da comunidade soube acolher, compreender e atender a um irmão nômade. Mas,  oficialmente, a Pastoral  teve seu  início em 1985, quando o então Bispo  de  Caxias do Sul,  Dom Benedito  Zorzi, trouxe da  Itália o  Padre  Renato  Rosso, possuidor de uma grande experiência mística de caminhada com os nômades, tentando assim  organizar a Pastoral dos Nômades.

Em 1987, aconteceu o primeiro encontro Nacional, no qual Dom  Paulo Morreto foi eleito o primeiro presidente e Padre Renato ficou como Diretor Executivo.

Pastoral a qual faz parte 
Pastoral dos Nômades
Coordenação a qual faz parte 
Coordenação Pastoral do Serviço da Caridade, Justiça e Paz