Quem somos

A A
Acesse as pastorais

Endereço

Rua Guilherme Maw - 64, casa 20 - Luz
São Paulo
01105040

Contato

Telefone:
(11) 3326-0663

A Pastoral da Mulher Marginalizada é uma pastoral social, há  50 anos atua no âmbito nacional, ligada ao Setor de Pastoral Social da CNBB (Comissão Nacional dos Bispos dos Brasil), é também designada pela sigla PMM. Atende, acompanha, orienta, encaminha  às mulheres em situação ou em risco de prostituição a superar a violência deste contexto, a exercer sua cidadania, a fortalecer sua autoestima e ampliar seu conhecimento sobre as questões sociais, de gênero, saúde e trabalho e  a sair da prostituição, quando desejarem. Atua, ainda, no enfrentamento e combate da exploração sexual e do tráfico de pessoas.

A Pastoral da Mulher Marginalizada na Arquidiocese de São Paulo atende especificamente a  Mulher em Situação de Prostituição. 

Desde a década de 80 atua com um trabalho organizado nas mediações do Parque e da Estação Ferroviária da Luz, Praça da Sé, região central da cidade, onde se concentra um grande número de jovens e mulheres em situação de prostituição. A equipe é formada por um grupo de pessoas voluntárias que desenvolve diversos trabalhos com as mulheres. A presença da PMM busca de alguma forma atender as demandas das mulheres que vivem muitos tipos de violências e as intempéries da realidade complexa do contexto da prostituição. 

A equipe de Pastoral da Mulher Marginalizada, na Arquidiocese de São Paulo é chamada de "Equipe Tecendo Vida". Acolhe as mulheres em situação ou em risco de prostituição  e as estimulam a lutarem por seus direitos na melhoria da qualidade de vida, na busca melhor qualidade na  saúde, de moradia, de trabalho, de educação, de lazer e outras. As ações desenvolvidas com as mulheres resgatam a autoestima por meio do desenvolvimento humano, social e espiritual, proporcionam o exercício da cidadania, despertam o protagonismo latente e a assumirem-se como protagonistas de suas próprias histórias e agentes de transformação na vida de outras mulheres

Pastoral a qual faz parte 
Pastoral da Mulher Marginalizada
Coordenação a qual faz parte 
Coordenação Pastoral do Serviço da Caridade, Justiça e Paz