Missão

A A
Acesse as pastorais

Endereço

Rua Doutor Homem de Melo - 111, apto 121 - Perdizes
São Paulo / SP
05007-002

Contato

Telefone:
(11) 3862-5562

Evangelizar é dever de todo o cristão batizado e o dízimo possibilita esta evangelização, sendo sua principal missão e finalidade.

O diretório da Arquidiocese de Curitiba afirma no seu artigo 400: ”O dízimo deve fazer parte da vida cristã servindo às paróquias e, com ele, devem se suprir as despesas ordinárias, materiais e pastorais, contemplando as dimensões religiosa, social e missionária”.

Dimensão religiosa

Os recursos do dízimo são aplicados em tudo o que se refere às celebrações e à catequese. Serve para a manutenção da Igreja (luz, limpeza, material, água, telefone), da catequese (recursos humanos e didáticos, formação e subsídios, espaço e infraestrutura), da liturgia, tudo o que diz respeito ao culto divino ( livros, cálice, cibório, vestes, hóstias, vinho, velas, toalhas, etc.). O dízimo deve manter a casa paroquial, os padres, funcionários e as necessidades pastorais da paróquia.

Dimensão social

Deve ser preocupação constante da Igreja, acolher Jesus na figura do órfão, da viúva, do migrante, do pobre, do desempregado, do marginalizado (Mt 25, 35 – 40). A dimensão social deve levar as pessoas à real promoção humana, isto é não só socorrer nos momentos difíceis, mas capacitá-lo através de um trabalho integral de promoção humana, para que possa viver com dignidade, tornando-o independente. As necessidades urgentes  dos empobrecidos são: alimentos, roupas, remédios, passagens, etc. São carências que não podem ficar para amanhã, mas devem ser partilhados no exato instante em que a necessidade se manifesta.

Dimensão missionária

A Igreja é essencialmente missionária. Ela nasceu missionária do coração de Jesus, e foi enviada em missão pelo Espírito Santo. Todas e todos batizados são evangelizadores. “Somos uma raça escolhida, um sacerdócio régio, uma nação santa, um povo adquirido por Deus, a fim de que anunciemos as virtudes daquele que das trevas nos chamou à sua luz maravilhosa” (Pd 2, 9). Através do dízimo, ajudamos os seminários, colaborando na formação de sacerdotes. O dízimo também deve servir para ajudar o anúncio da Palavra de Deus, sustentar e manter a atividade missionária, o envio de missionários, ensino e formação de agentes e lideranças da paróquia.

Pastoral a qual faz parte 
Pastoral do Dízimo
Coordenação a qual faz parte 
Coordenação Pastoral da Animação bíblico-catequética