Obras de misericórdia presentes na atuação dos contemplados

A A
Na quinta-feira, dia 1º, às 20h, no auditório do Mosteiro São Bento, acontece a entrega da Medalha São Paulo Apóstolo.
Publicado em: 31/08/2016 - 14:45
Créditos: Edcarlos Bispo / Jornal O SÃO PAULO

Na quinta-feira, dia 1º, às 20h, no auditório do Mosteiro São Bento, acontece a entrega da Medalha São Paulo Apóstolo. Membro da comissão que escolheu os contemplados, o Padre Tarcísio Marques Mesquita, coordenador arquidiocesano de pastoral, explicou que os escolhidos têm forte relação com o Jubileu extraordinário da Misericórdia e com as prioridades pastorais da Igreja, como, por exemplo, a promoção da família.

Padre Gianpietro Carraro um dos homenageados com a medalha no quesito Inovação na Metodologia Pastoral. O Sacerdote de origem italiana é o fundador da Missão Belém, comunidade católica criada com o fim de acolher, evangelizar e reintegrar moradores em situação de rua e dependentes químicos.

Ana Maria Alexandre e Luiz Carlos Pietro Alexandre foram contemplados na categoria Testemunho Laical. O casal atua na Casa de Oração do Povo de Rua do Vicariato Episcopal para a Pastoral do Povo da Rua da Arquidiocese. Segundo o Padre Tarcísio, a escolha põe em evidência a importância dos casais na vida da Igreja.

Já o contemplado na categoria Serviço Sacerdotal, Cônego Celso Pedro da Silva, articulista do O SÃO PAULO, é professor de Sagrada Escritura e formou uma boa parte do clero arquidiocesano. Ele possui mais de 54 anos de serviço sacerdotal. “O escolhemos pelo seu testemunho, pela sua pessoa”, destacou Padre Tarcísio.

Se o contemplado na categoria Defesa e Promoção da Vida e Dignidade Humana, o Padre Paolo Parise, trabalha na acolhida aos imigrantes e refugiados, pautando o poder público para criação de políticas de acolhida para essas pessoas na cidade e no país, a contemplada com a medalha pela Ação Missionária, Olga Zanella, é alguém que fez o caminho contrário: juntamente com membros da Missão Belém, deixou a cidade de São Paulo e foi trabalhar no Haiti, em uma região de extrema pobreza e necessidade.

“A cada ano, vamos dando um tom na escolha dos contemplados com a Medalha São Paulo Apóstolo, que vai acompanhando o ritmo que temos na Igreja. Estamos, por exemplo, no Ano da Misericórdia e os grandes desempenhos pastorais que temos, que envolvem as obras de misericórdia, junto aos moradores de rua, nas comunidades em defesa dos moradores de rua, mereceram de nós uma atenção especial”, afirmou o Coordenador arquidiocesano de pastoral.

(Colaborou Fábio Augusto)

OS CONTEMPLADOS

Testemunho Laical

Testemunho Laical

Ana Maria Alexandre e Luiz Carlos Pietro Alexandre, leigos do Vicariato Episcopal para a Pastoral do Povo da Rua

“Fazemos esse trabalho, pois acreditamos no melhor que podemos fazer para o próximo. Não fazemos isso para aparecer ou ganhar prêmios. Acreditamos na Igreja em saída, assim como diz o Papa Francisco, que não devemos ficar parados e temos que ir às ruas pregar o Evangelho, ajudar os necessitados. Meu marido chega a transformar seu carro em uma ambulância para acolher as pessoas em situação de rua”.


Serviço Sacerdotal

Serviço Sacerdotal

Cônego Celso Pedro da Silva, pároco da Paróquia Santa Rita de Cássia

“Sou padre há 54 anos, e, para mim, receber a Medalha São Paulo Apóstolo é um reconhecimento da igreja local, da Arquidiocese e do trabalho que a gente fez, embora, no meu caso, eu fiz o que me mandaram não somente pela Igreja em São Paulo, mas pela Igreja no Brasil”.


Ação Caritativa e de Promoção Humana

Ação Caritativa e de Promoção Humana

Padre João Inácio Mildner, capelão do Instituto de Infectologia Emílio Ribas, membro do Conselho Estadual de Saúde e assessor eclesiástico da Pastoral da Saúde

“Toda a minha vida de sacerdote trabalhei na área da saúde, são mais ou menos 30 anos, mas aqui na Arquidiocese de São Paulo são 25 anos, e receber essa medalha é a Igreja reconhecer a importância do trabalho com aquelas pessoas que sofrem e, especialmente, com os doentes e o trabalho da saúde da população de São Paulo”.


Ação Missionária

Ação Missionária

Olga Zanela, leiga consagrada e voluntária da Região Belém

“Vou com o intuito de fazer o que for da vontade de Deus. Espero poder defender a vida onde for necessário, com as crianças, os jovens, as mães. Não importa. Se Deus quiser contar comigo, estou disponível. Ficarei lá até quando Deus quiser”, disse em entrevista ao O SÃO PAULO, em fevereiro de 2012, ao ser enviada em missão para o Haiti.”


Inovação na Metodologia Pastoral

Inovação na Metodologia Pastoral

Padre Gianpietro Carraro, fundador da Missão Belém

Atua na Missão Belém com os missionários que vão às ruas de São Paulo oferecer ajuda para pessoas vulneráveis, dependentes químicos e moradores em situação de rua. A Cracolândia é um dos principais pontos de atuação dos missionários da Missão Belém. Logo após o terremoto que devastou o Haiti deixando um saldo de cerca de 230 mil mortos (entre os quais a brasileira Dra. Zilda Arns), o Padre foi até lá com seis missionários começar um trabalho de evangelização em Porto Príncipe, capital daquele país, especificamente no bairro de Wharf Jeremie, o mais pobre e um dos mais violentos da cidade.


Defesa e Promoção da Vida e Dignidade Humana

Defesa e Promoção da Vida e Dignidade Humana

Padre Paolo Parise, scalabriniano, vigário da Paróquia Nossa Senhora da Paz

“Esta medalha é uma oportunidade de dar visibilidade a uma instituição que promove não só a defesa da dignidade humana, mas também os direitos dos migrantes ao entender sua história e identidade. Para acolhermos toda essa gente, contamos com uma equipe de 120 pessoas, entre elas funcionários, voluntários e estagiários. Isso só nos gratifica pelo trabalho feito, mas esse prêmio não é só meu, e sim de toda a equipe que nos ajuda”.


Educação Cristã

Educação Cristã

Irmã Carmen De Ciccio, diretora do Colégio Maria Imaculada em São Paulo

"58 anos dedicados ao trabalho pela educação, mas já trabalhei também em escolas no Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG) e Mococa (SP). Atualmente, sou diretora do Colégio Maria Imaculada. Ao saber que fui vencedora do prêmio, fiquei muito feliz, pois foi um orgulho muito grande, agradeço muito a quem me indicou, pois realmente a gente dedicou mais de 50 anos à educação, a zelar pelo que é melhor para crianças e jovens”.


Cultura

Cultura

Orquestra Sinfônica Heliópolis

Um dos programas do Instituto Baccarelli promove prática orquestral e conhecimento de repertório sinfônico a alunos avançados da instituição. A versatilidade do grupo permite à Sinfônica transitar pelo universo da música de concerto e da música popular, mantendo alto padrão de excelência. Assim, a Orquestra já se apresentou sob regência dos maestros Zubin Mehta, Yutaka Sado, acompanhada de Julian

Rachlin, Erik Schumann, Domenico Nordio, Paula Almerares, Leonard Elschenbroich, Arnaldo Cohen, e de artistas consagrados como Ivete Sangalo, Milton Nascimento, João Bosco, Luiz Melodia, Lenine, Paula Lima, Toquinho, Fafá de Belém, Ivan Lins, entre outros.


Serviço Social

Serviço Social

Centro Social Nossa Senhora do Bom Parto

Desde 1946, o Centro Social Nossa Senhora do Bom Parto (Bompar) desenvolve projetos socio-educativos com o objetivo de prestar assistência a crianças e adolescentes da zona Leste de São Paulo. Atende diariamente 7.600 pessoas entre crianças, adolescentes e jovens, além de 450 adultos em situação de rua, em 60 unidades. Possui quatro núcleos de capacitação profissional em parceria com a Prefeitura de São Paulo. Todos os cursos são gratuitos, com duração de um ano, e, além de desenvolver as habilidades específicas, preocupam-se também em aprimorar as habilidades básicas em gestão e relacionamento social, preparando o jovem para ingressar no mundo do trabalho.


Comunicação

Comunicação

TV Canção Nova

É uma rede de televisão brasileira pertencente à comunidade católica Canção Nova, fundada em 8 de dezembro de 1989 pelo Monsenhor Jonas Abib. Promove há muitos anos a evangelização por meio de palestras, músicas e retiros espirituais. A TV Canção Nova possui, em sua sede, em Cachoeira Paulista (SP), cinco estúdios e três espaços para eventos, um deles com capacidade para aproximadamente 53 mil pessoas, além de contar com três unidades móveis de geração e produção via satélite.


Menção Honrosa

Irmã Maria Marlene de Sousa e as Irmãs Missionárias de Nossa Senhora de Fátima, atuantes na Casa São Paulo

“Receber a medalha é um motivo de honra, é muito importante, pois recebemos ação de graças pelo nosso trabalho de cuidar dos sacerdotes idosos enfermos aqui na Casa São Paulo, mas também acolhemos e auxiliamos padres jovens em período de estudos”.