O último adeus a Dom Paulo

A A
Celebração de exéquias de Dom Paulo, presidida pelo Cardeal Scherer, lotou a Catedral da Sé na tarde desta sexta-feira (16)
Publicado em: 16/12/2016 - 18:15
Créditos: Redação

 “Agradeço ao pai do céu por todos os benefícios em favor de São Paulo, do Brasil e do mundo por ele criado. Que perdoe nossas faltas e as de nossos irmãos todos. Nada possuo na terra que não seja graça e bondade de Deus, por Jesus Cristo no Espírito Santo. Destino tudo a que chamo de bens à Casa São Paulo [espaço que acolhe padres idosos e doentes], como prova de amor ao clero de nossa Arquidiocese. Com simplicidade, peço ao senhor arcebispo e ao conselho de presbíteros que sejam executores deste meu desejo”.

Uma salva de palmas ecoou por toda a Catedral da Sé, na tarde da sexta-feira, 16, após a leitura do testamento do Cardeal Dom Paulo Evaristo Arns, arcebispo emérito de São Paulo, feita pelo Cardeal Odilo Pedro Scherer, arcebispo metropolitano, antes do final da celebração de exéquias, por ele presidida.

Este foi um dos muitos momentos de comoção desde o início do velório do Cardeal Arns na noite da quarta-feira, 14, e que seguiu até esta sexta-feira. Nos momentos de maior fluxo de fiéis nesses dias, passaram ao lado do caixão de Dom Paulo, a cada hora, aproximadamente 1.500 pessoas, fazendo com que as filas para a despedida final ao Cardeal Esperança ultrapassassem o marco zero da praça da Sé em alguns momentos.

A celebração exequial teve intensa presença do clero da Arquidiocese de São Paulo, entre os mais de 180 sacerdotes, e de bispos de todo o país, incluindo Dom Leonardo Steiner, bispo auxiliar de Brasília e secretário-geral da CNBB, e os cardeais Dom Cláudio Hummes, arcebispo emérito de São Paulo, Dom Eusébio Scheidt, arcebispo emérito do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Raymundo Damasceno Assis, arcebispo emérito de Aparecida e Dom Sérgio da Rocha, arcebispo de Brasília e presidente da CNBB, além de outras autoridades religiosas, civis e miltares.

Dom Odilo, no início da celebração, saudou a todos e lembrou da estima do Cardeal Arns pelo povo, o clero e os membros de outras religiões e agradeceu às diversas manifestações de carinho recebidas pela Arquidiocese de São Paulo nos últimos dias. “Agradeço por se unirem a nós neste momento de fé, pelas mensagens de pesar e solidariedade e pelo carinho e grande apreço demonstrada por Dom Paulo”.

“A exemplo de Jesus, Bom Pastor, Dom Paulo entregou, de maneira corajosa e abnegada, a sua vida pelo rebanho de Deus, que lhe fora confiado. Esteve próximo do povo, dedicou-se às ovelhas mais necessitadas de amparo, conduziu-as pelos caminhos seguros do Evangelho, defendeu-as contra ladrões e lobos e expôs a perigos a própria vida, por amor ao rebanho”, afirmou Dom Odilo na homilia.

Ainda segundo o Cardeal Scherer, “Dom Paulo encerrou a sua peregrinação e já alcançou a meta. Em seu leito de enfermo, poucos dias antes de morrer, ele sussurrava a quem o assistia: ‘vocês não percebem que estou partindo?... Numa bela oração do nosso rito de exéquias, nós suplicamos: ‘que carregado nos ombros do Bom Pastor, ele mereça agora participar da alegria eterna, na companhia de Cristo e com todos os seus santos'”.

Após a comunhão, Dom Julio Endi Akamine, bispo auxiliar e vigário geral da Arquidiocese de São Paulo,  leu a carta de condolências do Papa Francisco pela morte de Dom Paulo.

“Dou graças ao Senhor por ter dado à Igreja tão generoso pastor e elevo fervorosas preces para que Deus acolha na sua felicidade eterna este seu servo bom e fiel, enquanto envio a essa comunidade arquidiocesana que chora a perda do seu amado pastor e à Igreja do Brasil, que nele teve um seguro ponto de referência, e a quantos partilham esta hora de tristeza que anuncia a Ressurreição, uma confortadora bênção apostólica”, expressou na carta o Papa Francisco.

Ao término da celebração, o caixão com o corpo de Dom Paulo foi transladado do presbitério até a cripta da Catedral da Sé, onde o Cardeal Scherer realizou os ritos finais das exéquias, antes do sepultamento de Dom Paulo.

Quase uma hora depois ao sepultamento ainda era possível acompanhar centenas de fiéis na visitação ao túmulo do Cardeal Arns.

A missa de sétimo dia de Dom Paulo Evaristo Arns será celebrada em todas as paróquias da Arquidiocese na quarta-feira, 21, em horários a serem definidos em cada uma delas. Na Catedral da Sé, a missa será presidida pelo Cardeal Scherer, às 17h. 

 

(Apuração: Edcarlos Bispo, Júlia Cabral, Milena Guimarães, Renata Moraes. Fotos: Luciney Martins. Edição: Daniel Gomes).