Vida Consagrada, um bem para toda a Igreja

A A
<p>Religiosos e religiosas reunidos na Capela da Ordem Terceira de São Francisco para celebrar a Festa da Apresentação de Jesus no Templo e o Dia da Vida Consagrada.</p>
Publicado em: 05/02/2015 - 15:00
Créditos: Jornal O SÃO PAULO – Edição 3037

Por Padre Michelino Roberto

“Indo e vindo, trevas e luz, tudo é graça, Deus nos conduz”.  Assim cantavam os religiosos e religiosas reunidos na Capela da Ordem Terceira de São Francisco para celebrar a Festa da Apresentação de Jesus no Templo e o Dia da Vida Consagrada, enquanto acendiam suas velas e preparavam-se para caminhar em procissão até a Igreja de São Francisco, no centro da capital paulista, no dia 2, onde participaram da missa presidida pelo Cardeal Odilo Pedro Scherer, arcebispo São Paulo.

Frei Anacleto Luiz Gapisch, um dos religiosos presentes, franciscano há 40 anos, explicou em entrevista para O SÃO PAULO, que a celebração fora organizada pela Conferência dos Religiosos do Brasil, regional São Paulo (CRB-SP),  como parte dos eventos que ocorrerão ao longo deste ano, dedicado pelo Papa Francisco como o Ano da Vida Consagrada e reuniu freiras, frades, monges, irmãos e irmãs de diversas congregações religiosas presentes na Arquidiocese de São Paulo.

Segundo o Frei Anacleto, é a primeira vez, em muitos anos,  que os religiosos e religiosas da Arquidiocese se reúnem para um momento de oração com o Arcebispo.

Sobre o Ano da Vida Consagrada, o Frei explicou que a  intenção do Papa, ao proclamá-lo,  é que todas as congregações religiosas redescubram sua importância e seu carisma. Que a Igreja viva um revigoramento da vida consagrada. Que cada uma das comunidades e congregações religiosas juntem forças, compartilhem seus carismas.

O Cardeal Scherer,  durante a homilia, fez menção à crise de vocações religiosas. “A vida religiosa está em crise”, afirmou Dom Odilo. “A Europa, que no passado ofereceu tantos missionários, hoje sofre com a falta de vocações. A vida consagrada é um bem da Igreja. Por isso o Papa, o bispo, se interessam  e incentivama vida consagrada. O que o Papa Francisco quer este ano é que toda a Igreja tome nova consciência do valor e importância da vida consagrada. Deseja também que os religiosos e congregações redescubram sua vocação original”, continuou.

Segundo Dom Odilo, a essência da vida religiosa consiste em consagrar a vida a Deus e, uma vez consagrado, doar-se a serviço do Reino de Deus. Por meio de suas vidas, os religiosos são convidados a dar testemunho de sua predileção por Deus.

“São tantas as solicitações do mundo. Essas, infelizmente, podem tornar-se um substituto de Deus. Podem tomar no coração dos homens o lugar de Deus. A preferência por Deus dos consagrados é um testemunho de que existe mais, de que é preciso buscar mais”, afirmou Dom Odilo.

“Com seus carismas, os religiosos e religiosas testemunham a luz de Cristo, a caridade de Cristo, o Evangelho de Cristo e o caminho de Cristo em toda a cidade”, concluiu o Cardeal.

A missa foi concelebrada por,  Dom João Inácio Miller, bispo de Lorena; Dom Julio Endi Akamine, bispo auxiliar de São Paulo e referencial para a Vida Consagrada na Arquidiocese; o abade Dom Mathias Tolentino Braga, do Mosteiro de São Bento; e Frei Estevão Ottembreind, vice-provincial da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil – que abrange os estados de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo.