Temas latino-americanos na pauta do Papa nesta quinta-feira

A A
O ex-Presidente do Uruguai, José Mujica, visitou o Papa Francisco nesta quinta-feira (28/05) no Vaticano
Publicado em: 28/05/2015 - 14:00
Créditos: Redação com Rádio Vaticano

Segundo a agência argentina Télam, “Mujica pediu a audiência para tratar `temas espirituais’, mas a Bolívia e a paz na Colômbia são duas preocupações comuns de Mujica e do Papa”, e provavelmente devem ter sido abordadas no encontro.

Na semana passada, um grupo de acadêmicos argentinos, bolivianos, chilenos e peruanos pediu que Mujica se torne um mediador internacional para que finalmente se solucione a centenária aspiração boliviana de uma saída soberana para o mar. Bolívia e Chile disputam a questão do acesso em Haia, na Holanda, desde abril de 2013.

Mujica adiantou na segunda-feira, em entrevista ao jornal italiano La Stampa, que queria falar de “muitas coisas” com o Papa, “principalmente da dificuldade de integração entre todos os países da América Latina”.

A proposta a ser entregue ao Papa

A intenção é que Francisco conheça a proposta elaborada pelo grupo de intelectuais que se reuniu em Buenos Aires, e que não teria nenhuma relação com a questão entre Bolívia e Chile no Tribunal de Haia.

A alternativa sugere um território entre a Cordilheira dos Andes e o Pacífico, integrado pelas três nações (Bolívia, Chile e Peru) que seja uma “área de soberania compartilhada”, perto do porto de Arica e do mar adjacente, e que não afete a situação jurídica configurada a partir dos Tratados celebrados depois da Guerra do Pacífico.

Esta proposta será entregue “de forma imediata ao Papa, junto com várias alternativas de soluções concretas”, disse o Arcebispo Víctor Manuel Fernández, reitor da Universidade Católica Argentina.