‘Somos chamados a viver uma vida nova em Cristo Ressuscitado’

A A
Afirmou o Cardeal Odilo Scherer, na celebração da Vigília Pascal, na noite deste sábado, 11
Publicado em: 12/04/2020 - 00:15
Créditos: Redação

Na noite desse Sábado Santo, 11, o Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, presidiu a solene Vigília Pascal na capela do Seminário de Teologia Bom Pastor, no Ipiranga.

Considerada a “mãe de todas da vigílias”, essa celebração anuncia a Ressureição de Jesus Cristo. Devido às medidas de isolamento social recomendadas pelas autoridades para conter a pandemia do novo coronavírus, a missa não teve a participação do povo e foi transmitida pelos meios de comunicação.

Também por esse motivo, liturgia da missa foi simplificada. Desta vez não houve a benção do fogo novo, como de costume. Mas o Círio Pascal, sinal do Ressuscitado, foi aceso e apresentado solenemente com o refrão: “Eis a Luz de Cristo”.

Em seguida, houve a proclamação solene da Páscoa, com o tradicional hino do Precônio Pascal que, em um dos versos diz: “No esplendor desta noite que viu ressurgir Jesus do sepulcro, exultemos: Pela vitória da Cruz!”

LEITURAS 

Na celebração deste ano, não foram proclamadas as sete leituras do Antigo Testamento, que narram a história da salvação do povo de Israel, mas três.

A primeira leitura (Gn 1,1-26.31a) narrou a criação do mundo e do homem e da mulher à imagem e semelhança de Deus.

“Essa leitura é como um poema que fala das maravilhas de Deus: criação. Deus abençoou a criação, viu que tudo era bom”, explicou Dom Odilo, recordando, ainda, que, no salmo entoado logo em seguida (Sl 103) “pedimos que Deus envie o Espirito criador, que agora e sempre de novo renove a face da terra”.

A segunda leitura (Gn 22,1-2.9a, 10-13.15-18), recorda a cena de Deus que pede a Abraão que sacrifique o seu filho Isaac. Contudo, o patriarca do povo hebreu foi poupado por Deus que enviou um cordeiro para ser sacrificado no lugar do menino. Dom Odilo ressaltou que esse sacrifício é imagem do sacrifício de Cristo, o cordeiro de Deus oferecido pelo Pai para salvação da humanidade.

A passagem do povo hebreu pelo Mar Vermelho, narrada pelo livro do Êxodo – (Ex 14,15-30–15,1), foi a terceira leitura proclamada na Vigília. “Essa é a passagem da escravidão no Egito para a liberdade, é a imagem do nosso Batismo. Passamos pela água do Batismo para chegar à liberdade dos filhos de Deus”, comentou o Arcebispo.

MANIFESTAÇÃO DA GLÓRIA DE DEUS

Em seguida, foi recitado o hino de louvor “Glória a Deus nas alturas” e as velas do altar foram acesas pela mesma luz do Círio Pascal. Depois, foi proclamada a leitura do Novo Testamento (Rm 6,3-11), na qual o Apóstolo São Paulo afirma: “Pelo Batismo na sua morte, fomos sepultados com ele, para que, como Cristo ressuscitou dos mortos pela glória do Pai, assim também nós levemos uma vida nova”.

Após a leitura, Dom Odilo entoou solenemente o “Aleluia”, aclamação omitida durante toda a Quaresma e agora anuncia a proclamação do Evangelho da Ressurreição do Senhor (Mt 28,1-10), que narra o encontro do Ressuscitado com as mulheres que o seguiam.

Na homilia, o Cardeal Scherer enfatizou que a ressurreição não é um fato de voltar a essa mesma vida, mas manifestação da glória de Deus na pessoa de Jesus. A Ressurreição faz parte do mistério de Deus que envolve a nossa existência, que se manifesta de modo todo especial em Jesus Cristo glorificado. Ele está conosco, estende-nos a mão, é o Filho de Deus, Nosso Senhor e salvador”, disse.

BATISMO

Este ano, não houve batismos na Vigília Pascal, apenas a renovação das promessas batismais. “Terminados os exercícios da Quaresma, renovados interiormente nas nossas disposições de viver como bons cristãos, na fé e na conversão, na disposição para seguir Jesus Cristo, perseverar no bem, na virtude, na vivência das bem-aventuranças, somos convidados a renovar as promessas do nossos Batismo”, afirmou Dom Odilo.

“Pelo Batismo, temos parte na vida nova de Jesus ressuscitado, na graça que ele nos alcança, o dom da filiação divina”, acrescentou o Cardeal.

“Estamos unidos a Jesus, chamados a viver uma vida nova, não mais segundo o pecado, segundo o homem velho, mas na luz de Cristo ressuscitado, testemunhando-o com nossa vida”, exortou o Arcebispo.  

COMUNHÃO DOS SANTOS

No fim da missa, o Cardeal manifestou seus votos de feliz Páscoa e motivou todos a celebrarem com muita alegria e fé essa que é a maior festa cristã, acompanhando as missas que serão transmitidas neste domingo, 12, pelas paróquias e comunidades.

Recordando a afirmação “Creio na comunhão dos Santos”, feita na profissão de fé católica, Dom Odilo destacou que essa consiste na comunhão de toda a Igreja no céu e na terra. “Mesmo que nossas igrejas estejam vazias, estamos unidos a toda a Igreja unida em torno de Cristo pela caridade”, afirmou.

Neste Domingo de Páscoa, o Cardeal Scherer presidirá missa às 7h transmitida e às 11h, transmitidas pela rádio 9 de Julho e pela página da Arquidiocese no Facebook.