Site mostra como o Vaticano distribui a 'caridade do Papa'

A A
Cor Unum articula atividades humanitárias do Papa
Publicado em: 05/05/2015 - 13:45
Créditos: Redação com Rádio Vaticano

O Pontifício Conselho Cor Unum – departamento do Vaticano que coordena as iniciativas humanitárias da Igreja Católica –, publicou na Internet os três filmes que estão sendo exibidos no pavilhão da Santa Sé na Expo-Milão 2015. Os vídeos mostram a resposta da Igreja às pobrezas espirituais e materiais do homem, os ‘rostos da fome’ dos quais falou o Papa em sua mensagem para a abertura da Expo 2015 e também as feridas da Criação.

Os três vídeos podem ser baixados diretamente no novo site (em italiano) do Cor Unum que, durante a Expo, será dedicado principalmente ao evento e, depois, se tornará o site oficial do Pontifício Conselho. 

Perspectivas diversas

Rodados em Burkina Fasso, Equador e Curdistão iraquiano, os vídeos ilustram as obras de caridade da Igreja realizadas pelas entidades católicas para combater a fome, a sede e as destruições e mostram o empenho na promoção integral da pessoa, na partilha e salvaguarda do planeta. Em Burquina Fasso foram filmados poços de água que dão vida às regiões desérticas de uma área próxima de Uagadugu; no Equador, o tema foi o Banco Alimentar Diakonia, construído em Guayaquil para distribuir alimentos à população mais pobre. Já no Curdistão, é mostrada a distribuição de abrigos e alimentos, assim como a oferta de assistência psicossocial e espiritual nos campos de Arbil e Ankawa, aonde são acolhidos e assistidos os refugiados cristãos e yazidis que fugiram do auto-proclamado Estado Islâmico.