Sínodo: expressão do Evangelho em cada cultura

A A
Em seu resumo sobre o Sínodo, Dom Odilo diz que nos Círculos Menores há mais espaço para intervenções, fazendo o debate mais rico e dinâmico
Publicado em: 13/10/2015 - 11:30
Créditos: Redação com Rádio Vaticano

O Cardeal Arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Scherer, participa dos Círculos Menores do Sínodo, que nesta terça-feira, 13, chegam à 9ª sessão. Dom Odilo explica que a dinâmica dos Círculos é positiva uma vez que os participantes podem se expressar mais de uma vez, diferentemente do que acontece nas Congregações gerais. O Cardeal diz também que as diferentes nuances culturais trazidas pelos integrantes enriquece o debate sobre questões individuais ao afirmar que o “Evangelho se encarna nas culturas e toma expressões próprias”.

 “A vantagem dos Círculos Menores é que há espaço para mais intervenções. Desta forma, o debate se torna muito mais rico e dinâmico. Também se manifestam as percepções e visões diferentes sobre as mesmas questões. E, externando-se, os participantes enriquecem também o conjunto. Os grupos são formados por línguas, então os mundos culturais  são um pouco semelhantes em cada grupo. Embora, num grupo de língua francesa ou inglesa, pode haver um norte-americano ou um africano, do sul ou do norte da África, um asiático. De modo que, nestes grupos, há sim uma grande variedade também de percepções de cultura. E isso também é enriquecedor quando, justamente, percebe-se que a mesma questão – no caso, casamento e família – é vivida com revestimentos culturais próprios, vivida segundo o Evangelho: o Evangelho que se encarna nas culturas e toma expressões próprias”.