São Benedito é festejado há 74 anos por comunidade na Casa Verde

A A
<p>Segundo domingo de janeiro tem festa organizada por irmandade.</p>
Publicado em: 23/01/2015 - 14:30
Créditos: Diácono Francisco Gonçalves/Pascom

Na Casa Verde, bairro antigo da Região Santana, que possui a maior incidência de população negra, anualmente, a cada segundo domingo de janeiro, a comunidade se reúne na Paróquia Nossa Senhora das Dores para comemorar a festa de São Benedito com missa e procissão pelas ruas em torno da igreja.

 

Essa devoção ao santo siciliano de origem etíope fez surgir, em 1941, a Irmandade de São Benedito, com componentes oriundos das várias famílias que haviam se mudado do centro da cidade de São Paulo para aquele bairro que estava com preços mais baixos em seus imóveis.

 

A festa de São Benedito começou também como uma forma de congraçamento das famílias, pois, após a missa, elas reuniam para almoço as pessoas que haviam participado da organização da festa, como a banda que tocava na missa. Com o tempo, o número de convidados foi crescendo e as ruas, ao redor do templo, iam fazendo parte do local do almoço.

 

Hoje, a irmandade é presidida por Carlos Egídio Silveira, que tem que na festa interditar a rua para os festejos, já que pessoas de todos os bairros participam dessa festividade que se tornou uma tradição na cidade.