Santa Sé envia 100 mil dólares para o Nepal

A A
<p>A ajuda concreta do Papa aos desabrigados e desalojados pelo terremoto que assolou o Nepal será de&nbsp;100 mil de dólares para o socorro aos atingidos.</p>
Publicado em: 04/05/2015 - 13:30
Créditos: Redação com Rádio Vaticano

A ajuda concreta do Papa aos desabrigados e desalojados pelo terremoto de magnitude 7,9 que assolou o Nepal no último sábado, 25,  e atingiu 8 milhões de pessoas, vai chegar ao país dos Himalaias por meio do Pontifício Conselho Cor Unum, diretamente à Igreja local: serão 100 mil de dólares para o socorro aos atingidos.

“A doação é uma primeira e imediata expressão concreta dos sentimentos espirituais de proximidade e encorajamento paterno do Papa às pessoas e aos territórios atingidos”, diz uma nota do Cor Unum. Conferências episcopais e organismos de caridade católicos já estão trabalhando intensamente nas obras de primeiros-socorros.

Ajuda de emergência da Cáritas

Vastos campos com tendas foram erguidos na capital do Nepal, Kathmandu, para as pessoas desabrigadas e desalojadas pelo terremoto do fim de semana. Enquanto as réplicas do tremor principal ainda são sentidas, o local mais indicado pela Defesa Civil são áreas abertas longe de construções.

“Temos a esperança de voltar para casa logo, mas tememos pelas réplicas”, disse Renuka Thakuri, 54, que encontrou abrigo junto com outras famílias na Igreja da Assunção.
A Cáritas do Nepal está oferecendo lonas para proteção contra a chuva e as baixas temperaturas. “Estamos distribuindo artigos necessários – lonas, barracas e comida. As pessoas estão muito necessitadas”, disse o diretor da Cáritas do Nepal, Padre Pius Perumana.

Renuka Thakuri afirmou: “Nos sentimos seguros na igreja e agradecidos a Cáritas pela barraca. Aqui temos água e comida, no entanto os mercados estão fechados. Mesmo assim, estamos conseguindo sobreviver”.
O número de mortos passa de 4 mil e os feridos são mais de 6 mil depois do terremoto de 7.9 graus de magnitude.

“O que eu vi é muita destruição. Muitos edifícios ruíram e desmoronaram. Vi alguns corpos nas ruas. Pessoas ainda estão presas nos escombros e não sabemos se estão vivas ou mortas”, disse Padre Pius Perumana.

A Confederação Cáritas deu início a compra de materiais de emergência. O CRS dos Estados Unidos começa a encaminhar material de socorro do norte da Índia e trabalha para encontrar mais artigos no Nepal e também na Índia.