Ricardo Dip é o novo presidente da União Internacional de Juristas Católicos

A A
Magistrado de carreira tem atuação no Tribunal de Justiça de São Paulo
Publicado em: 09/11/2018 - 14:15
Créditos: Redação

A União Internacional de Juristas Católicos, associação privada de direito pontifício, com sede em Roma, elegeu na quarta-feira, 9, na Cidade do México (México), por unanimidade de votos, seu novo presidente para o quadriênio 2019-2022, o Desembargador Ricardo Henry Marques Dip, do Tribunal de Justiça de São Paulo.

O VI Congresso Mundial de Juristas Católicos foi realizado na Universidade Anáhuac, na capital mexicana. O tema “Transhumanismo ou Pós Humanidade?” foi o centro das reflexões. O Congresso contou com a participação de renomados conferencistas vindos de diversos países da América e da Europa.

BIOGRAFIA

Desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo desde janeiro de 2005, Ricardo Henry Marques Dip, 67, nasceu na Capital Paulista. Magistrado de carreira, com ingresso na Magistratura Paulista em 1979. Foi Juiz do Tribunal de Alçada Criminal do mesmo Estado, a partir de 1994.

O Desembargador foi presidente da Turma Especial de Direito Público do Tribunal de Justiça paulista e Secretário – Geral da Escola Paulista da Magistratura. Supervisor da Biblioteca da Corte e Coordenador de sua “Agenda dos 150 Anos”, foi convocado a colaborar na Corregedoria do Conselho Nacional de Justiça. Presidiu a Comissão do 185º Concurso de Ingresso na Magistratura do Estado de São Paulo.

Ele é Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1973), Bacharel em Jornalismo pela Faculdade de Jornalismo “Cásper Líbero”, de São Paulo (1972), Mestre em Função Social do Direito, pela Faculdade Autônoma de Direito (Fadisp –São Paulo – 2009).

Lecionou, entre outras instituições de Ensino Superior, na Faculdade de Direito da Universidade Católica de São Paulo, na Faculdade de Jornalismo “Cásper Líbero”, na Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo e na pós-graduação da Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica de Buenos Aires (1998-2006).

UNIÃO DE JURISTAS CATÓLICOS

A União Internacional de Juristas Católicos, criada em Paris em dezembro de 1986, procura promover a unidade de ação espiritual e de suas associações. A União foi convertida em uma Associação Privada Internacional de Fiéis de Direito Pontifício e tem sua sede social em Roma.

Pouco tempo após sua criação, a União Internacional de Juristas Católicos realiza congressos mundiais. O primeiro destes congressos teve lugar em Roma, no mês de janeiro de 1991. Na ocasião, a temática central do encontro foi “Direito natural e direitos do homem na aurora do século XXI”.

Em 20 de março de 2012, em solenidade com a presença do Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano, foi criada em São Paulo a União dos Juristas Católicos de São Paulo (Ujucasp), constituída por professores, magistrados, advogados e integrantes do Ministério Público de São Paulo.

(Com informações de Tribunal de Justiça de São Paulo e União de Juristas Católicos)