Resumo dos principais temas do terceiro e do quarto dias do Sínodo

A A
<p>Nesta quinta-feira terminam as intervenções dos padres sinodais na Assembléia dando lugar aos círculos menores.</p>
Publicado em: 09/10/2014 - 15:15
Créditos: Redação com News.va

                                                                           

Continuam os trabalhos do Sínodo dos bispos sobre os desafios pastorais da família. Duas linhas de reflexão emergem dos debates acerca dos divorciados recasados como informou o  diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Padre Federico Lombardi, no encontro com os jornalista desta quinta-feira, 9.

“Há uma linha que fala com muita decisão do anúncio do Evangelho do matrimônio, que exige afirmar que se há uma ligação válida matrimonial existente, não é possível a admissão aos Sacramentos de divorciados recasados. Portanto, digamos uma afirmação da coerência da doutrina por fidelidade à Palavra de Deus. E uma linha que, não negando de forma alguma a indissolubilidade do matrimónio na proposta do Senhor Jesus, mas quer ver – numa lógica de misericórdia que naturalmente é importantíssima para todos – as situações vividas e fazer um discernimento sobre como enfrentá-las nas diversas situações que são, às vezes, muito específicas. Portanto, ver – sem negar de forma nenhuma a doutrina fundamental – como se pode ir ao encontro das exigências da misericórdia numa aproximação pastoral às diversas situações que se têm que enfrentar.”

Segundo o Padre Lombardi foram mesmo apresentadas propostas concretas de organização dos serviços diocesanos para tratar este assunto:

“Houve também propostas bastante concretas de organização de gabinetes diocesanos que enfrentem a temática sob a direção do bispo. Ao mesmo tempo, também sobre esta temática insiste-se sobre a atenção às exigências da verdade e da justiça, para não chegar a uma espécie de divórcio católico e, portanto, inserir e reconhecer a importância também do processo e dos procedimentos canônicos, numa pastoral conjunta de verdadeira atenção ao bem do povo de Deus e das pessoas.”

“Os desafios pastorais acerca da abertura à vida” foi outro tema debatido nesta última sessão, contando com as intervenções do arcebispo de Paris, Cardeal André Vingt-Trois, e casal brasileiro Arturo e Hermelinda Zamberline.

Nesta quinta-feira terminam as intervenções dos padres sinodais na Assembleia dando lugar aos círculos menores.

Leia também:
 

Página especial do Sínodo sobre a Família
Dom Odilo Scherer - Família: como continuar?
Dom Odilo Scherer - Sínodo dos Bispos em assembleia extraordinária