Regional Sul 1 se solidariza com cristãos em Moçambique

A A
Além das preocupações com o novo coronavírus, população em Cabo Delgado, no norte moçambicano, sofre com ações de grupos armados
Publicado em: 17/04/2020 - 07:30
Créditos: Redação

O Presidente do Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Pedro Luiz Stringhini e Bispo de Mogi das Cruzes, manifestou sua solidariedade com as vitimas afetadas pelos ataques na região norte de Moçambique e afirmou sua profunda solidariedade e comunhão com a Diocese de Pemba e seu sofrido povo.

O Bispo de Pemba, Dom Luís Fernando Lisboa, assim descreve o sentimento da população de Cabo Delgado, em Moçambique, face aos ataques terroristas que afetam sobretudo os distritos do norte e centro da província: “Temos sofrido há três anos sem saber porque estamos sendo atacados. Há três anos tudo mudou em nossa vida… Choramos de dor e de tristeza. Vivemos fugindo sem saber para onde”.

O episcopado paulista mantém uma Missão na Diocese de Pemba. Ao todo, 12 brasileiros entre padres, religiosos(as) e leigos(as) participam do projeto batizado “Missão África-Pemba”, nas aldeias de Nangade, Mazeze e Metoro.

Dom Pedro Luiz escreveu a seguinte mensagem em solidariedade ao Bispo de Pemba, em Moçambique, Dom Luís Fernando Lisboa,  e aos missionários e missionárias:

MENSAGEM:

Querido Dom Luiz Fernando Lisboa!
Queridos missionários e missionárias da Diocese de Pemba!

A situação da Região de Cabo Delgado, narrada no documentário da Pastoral Comunicação da Diocese de Pemba (Igreja irmã do Regional Sul 1), muito nos entristece e nos faz sentir cada vez mais impotentes.

Vamos divulgá-lo para que um número sempre maior de irmãos e irmãs se unam em oração e solidariedade.

A vida, dom sagrado de Deus e, por isso mesmo, na ótica da fé pascal dos cristãos, revestida sempre de alegria, beleza e esperança, encontra-se tão ameaçada nos dias atuais, seja pelas doenças, seja por essa violência avassaladora.

Dessa forma, Dom Luiz Fernando e demais irmãos, estejam certos da nossa profunda solidariedade e comunhão com a Diocese de Pemba e seu sofrido povo.

Continuamos acreditando que a esperança não decepciona. Contem com nossa oração e nossa afeição.

Fraternalmente,

 

Dom Pedro Luiz Stringhini