‘Qual o papel dos presbíteros no sínodo?’

A A
Saiba qual o papel dos presbiteros no sínodo, à luz do Lumem Gentium
Publicado em: 09/10/2017 - 10:15
Créditos: Redação

Os bispos são os sucessores dos apóstolos, que receberam do Senhor Jesus o mandato e a autoridade de ensinar e fazer novos discípulos, por meio do anúncio do Evangelho. Para desempenhar a sua função, eles contam com colaboradores diretos, que são os presbíteros. No sínodo, os presbíteros terão um papel muito importante, primeiramente pelo fortalecimento da comunhão e unidade com o arcebispo, e depois porque eles estão diretamente à frente dos trabalhos pastorais, nas paróquias e comunidades da Arquidiocese.

“Os presbíteros, solícitos cooperadores da ordem episcopal, seu auxílio e instrumento, chamados para servir o povo de Deus, formam com seu bispo um único presbitério, empenhados, porém, em diversos ofícios. Em cada comunidade local de fiéis, tornam presente de certo modo o bispo, ao qual se associam com espírito fiel e magnânimo. Tomam como suas as funções e a solicitude do bispo e exercem a cura pastoral diária. Sob a autoridade do bispo, santificam e regem a porção da grei do Senhor que lhes é confiada. No lugar onde estão, tornam visível a Igreja universal e eficazmente cooperam na edificação de todo o corpo de Cristo... Todos os sacerdotes, tanto os diocesanos como os religiosos, em razão do sacramento da Ordem e do ministério, estão unidos com o corpo dos bispos e segundo sua vocação e graça devem servir ao bem de toda a Igreja. Em virtude da comum ordenação sacra e missão, todos os presbíteros estão unidos entre si por íntima fraternidade, que espontânea e livremente se manifesta no mútuo auxílio, tanto espiritual como material, tanto pastoral como pessoal, em reuniões e comunhão de vida, trabalho e caridade.” ( Lumem Gentium, 28)
 
Você tem dúvidas sobre o sínodo arquidiocesano?Envie sua pergunta para osaopaulo@uol.com.br
Acompanhe também os boletins semanais sobre o sínodo na rádio 9 de Julho: às quintas-feiras, nos programas “Igreja em Notícias”, das 7h30 às 8h, e “Ciranda da Comunidade”, das 18h30 às 19h