PJ tem candidatos ao Conselho da Juventude

A A
No domingo, 2, os jovens da cidade de São Paulo escolherão representantes de vários segmentos juvenis do município para o Conselho Municipal dos Direitos da Juventude
Publicado em: 31/07/2015 - 15:15
Créditos: Redação

No domingo, 2, os jovens da cidade de São Paulo escolherão representantes de vários segmentos juvenis do município para o Conselho Municipal dos Direitos da Juventude (CMDJ). Criado em 2008 e atualizado pela Lei Municipal nº 16.120, aprovada pelo prefeito Fernando Haddad em janeiro de 2015, o Conselho é um espaço de participação política para a juventude de São Paulo.

Os conselheiros têm como função discutir temas relacionados a juventude, pensar em formas de ampliar e assegurar seus direitos e fiscalizar as políticas públicas voltadas para os jovens da cidade.
O Conselho é composto de forma paritária - metade por membros do governo e metade por representantes eleitos pela sociedade civil. Jovens com idade entre18 e 29 anos podem se candidatar a uma das cadeiras. Para votar a idade mínima é 15 anos.

A Pastoral da Juventude esteve presente, como organização juvenil, na discussão sobre o Conselho, participando na consolidação desse espaço para a juventude de São Paulo. O Anchietanum, como organização da sociedade civil, voltada à formação e ao acompanhamento dos jovens e grupos juvenis, também acompanha sistematicamente às questões relativas ao Conselho.

Agora, tanto a PJ quanto o Anchietanum se organizam para concorrer a duas cadeiras no Conselho. A PJ concorrerá à vaga da cadeira de Juventude e Diversidade Religiosa, representada por Mylenna Lírio e Dyego Servolo, comprometida com o avanço da tolerância religiosa no mundo juvenil e com todas as questões que dizem respeito à vida dos jovens, como segurança, educação, trabalho, cultura.
 O Anchietanum concorrerá à vaga da cadeira de representante de organização da sociedade civil, como Entidade de Apoio aos movimentos juvenis, comprometido a apoiar as causas dos grupos juvenis, em vista de melhorias efetivas na vida da juventude, da maior visibilidade das demandas juvenis na gestão pública e fortalecimento dos movimentos juvenis.

Entenda como funcionam as cadeiras

As 21 cadeiras destinadas à sociedade civil estão distribuídas da seguinte forma: 14 estão destinadas a jovens que trabalham com movimentos sociais, associações ou organizações que trabalham a temática juvenil em 14 diferentes eixos (educação; trabalho, emprego e geração de renda; esporte e lazer; saúde e meio ambiente; diversidade religiosa; deficiência e mobilidade reduzida; juventude negra; jovens mulheres; diversidade sexual; cultura e arte; moradia; inclusão digital e acesso às novas tecnologias; mobilidade, direito à cidade; movimento estudantil); dois dos representantes de organizações da sociedade civil que tenham a experiência de trabalhar com juventude; um jovem de cada região da cidade (norte, leste, oeste, centro e sul).

Nas vagas destinadas aos representantes das regiões da cidade, a Pastoral da Juventude apoia jovens que participam ativamente da PJ e se disponibilizaram em se candidatar ao Conselho, são eles Jéssica Cristina (zona leste) e Igor Gomes (zona norte). Na zona sul, a Pastoral da Juventude juntamente com a Rede Ecumênica da Juventude (Reju), apoia o jovem Alexandre Pupo Quintino.

Mais informações no Facebook da PJ São Paulo.

Com informações da Prefeitura de São Paulo e Anchietanum