Páscoa em família: ‘O Ressuscitado está no meio de nós’

A A
Cardeal Scherer convida todos a celebrar a Páscoa em casa, em comunhão com a Igreja e na fé daqueles que creem na Ressurreição
Publicado em: 12/04/2020 - 15:15
Créditos: Redação

“A vida venceu a morte, o amor venceu o ódio e a maldade. Deus é o Senhor da vida. Nós renovamos essa proclamação de fé  neste domingo da Páscoa com toda a nossa convicção”. Com essas palavras, o Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, iniciou uma das duas missas da Páscoa da Ressurreição do Senhor que ele presidiu neste domingo, 12, em sua residência.

Devido às medidas de isolamento social para conter a pandemia de COVID-19, as celebrações foram transmitidas pela página da Arquidiocese no Facebook, sendo que a missa das 11h também foi transmitida pela rádio 9 de Julho.

Dom Odilo ofereceu a missa pela intenção dos doentes, especialmente os que sofrem com o novo corona vírus, seus familiares e todos aqueles cuidam da saúde da população. Ele recordou, ainda, de todos aqueles que, devido ao isolamento social, passarão este dia em sozinhos.

TÚMULO VAZIO

Na homilia, Dom Odilo ressaltou que mensagem da liturgia deste domingo está centrada na Ressurreição de Jesus, ao narrar o encontro dos apóstolos com o túmulo vazio. “Jesus não está mais no sepulcro, mas na glória de Deus. Seu corpo  massacrado na Paixão está vivo não mais para este mundo, mas foi glorificado”, destacou, acrescentando que os apóstolos viram o túmulo vazio e creram naquilo que o Senhor lhes avia dito anteriormente.

O Arcebispo recordou, ainda, que Cristo se manifestou aos seus discípulos e lhes renovou o chamado para que eles deem testemunho da sua ressureição. “De fato, aquilo que nós ouvimos e lemos a respeito de Jesus são testemunho daquilo que os apóstolos deram de que Jesus é realmente o Filho de Deus”, frisou.

PÁSCOA EM FAMÍLIA

Dom Odilo afirmou, ainda, que cada cristão é convidado a ter o encontro profundo e verdadeiro com o Ressuscitado, sobretudo, neste ano, em que as pessoas estão impossibilitadas de se aproximarem dos sacramentos nas igrejas, devido à pandemia.

“Somos chamados a um ato de fé mais profundo, na Palavra que nos é dirigida e dá testemunho da ressureição de Jesus. Na comunhão da comunidade de fé daqueles que creem na ressurreição”, exortou o Arcebispo, reforçando que a casa de cada cristão é um lugar onde o Ressuscitado está.

FÉ RENOVADA

“A renovação da fé no Senhor ressuscitado é fundamental para a nossa vida. A Igreja vive da fé em Jesus ressuscitado, é a base para a nossa vida cristã”, completou Dom Odilo, salientando que a ressureição é um fato sobrenatural na história humana. Deus entra na história e muda o seu curso.

O Cardeal explicou, ainda, que sem a fé na ressureição, é possível crer no Evangelho enquanto “palavras bonitas e até poéticas”. Também é se acredita em alguém que usou palavras fortes, como um profeta, com alguém que ensinou a viver a religião de um modo correto. “Isso também fazem tantos pregadores, que se apresentam como profetas, fundadores de religião... Mas a fé na ressureição confirma que Jesus é o Filho de Deus”, enfatizou.

GRAÇA BATISMAL

A Páscoa também é ocasião de renovar graça recebida no Batismo, tanto que na noite do Sábado Santo, durante a Vigília Pascal, os fiéis renovaram as promessas batismais.  “Pelo Batismo, aderimos a Jesus Ressuscitado, sepultamos o homem velho e ressuscitamos com Cristo para vivermos uma vida nova”, afirmou Dom Odilo.

O Arcebispo acrescentou que, pela fé, os cristãos, embora ainda com o corpo mortal, são chamados a viver como ressuscitados, mencionando a Carta de São Paulo aos Colossenses, que diz: “Se ressuscitastes com Cristo, esforçai-vos por alcançar as coisas do alto, onde está Cristo, sentado à direita de Deus”.

“Essas palavras nos recordam a graça do nosso Batismo e nosso chamado a renovar a nossa vida cristã dia a dia, para vivermos como Cristo ressuscitado, como pessoas pascais”, reforçou Dom Odilo.

‘ELE ESTÁ NO MEIO DE NÓS’

No fim da celebração, o Cardeal renovou sua saudação pascal desejando que o dia da Páscoa seja vivido na alegria, na intensidade da fé no Senhor ressuscitado “que está no meio de nós”.

Dom Odilo também lembrou que neste domingo, às 14h, acontecerá o ato de consagração da América Latina e do Caribe à Nossa Senhora de Guadalupe, transmitido pelos meios de comunicação de inspiração católica diretamente do México. “Peçamos a Nossa Senhora de Guadalupe proteção para a saúde de todos os nossos povos”, concluiu.