Papa visita Santuário da Virgem da Caridade

A A
Francisco é o terceiro pontífice a visitar o templo mais venerado em Cuba
Publicado em: 22/09/2015 - 10:15
Créditos: Redação com Rádio Vaticano

O Santuário da Virgem da Caridade no povoado de El Cobre, que o Papa Francisco visitou nesta segunda-feira, 21, é o templo mais venerado em Cuba.

Com a visita de Francisco, o Santuário Nacional, a 27 km da cidade de Santiago de Cuba, contabiliza a visita de três Papas, que foram ao local para venerar a Virgem da Caridade, invocação cubana de Maria, a Mãe de Jesus.

Visitado por João Paulo II em 1998, em 2012 foi o centro da motivação da viagem de Bento XVI, que chegou à ilha como “Peregrino da Caridade”, quando se comemoravam os 400 anos do encontro da imagem.

Segundo a tradição, a imagem foi encontrada por três buscadores de sal, dois descendentes de índios e um menino negro, flutuando nas águas da Baía de Nipe, em 1512-13, na atual província de Holguín, nordeste de Cuba, região visitada nesta segunda-feira por Francisco antes de ir a Santiago.

Tempos depois a imagem foi levada ao povoado real de Minas, muito próximo de Santiago de Cuba, nas proximidades de uma mina de cobre, onde foi construído um Santuário.

A Virgem da Caridade, padroeira de Cuba, é considerada mulata, como boa parte dos cubanos que são descendentes de espanhóis e africanos, e seus devotos a chamam de "Cachita", o apelido nacional para quem se chama Caridad (Caridade).

Mas os africanos, que chegaram a Cuba como escravos na colônia, sincretizaram sua imagem de vestes douradas com Oxum, divindade das águas no culto Iorubá.

No século XIX os separatistas cubanos que lutavam contra a coroa espanhola usavam medalhas desta Virgem no pescoço como símbolo nacionalista, assim como Fidel Castro no momento da vitória revolucionária de 1959, segundo fotos da época.

A pedido dos veteranos patriotas da guerra de independência, o Papa Bento XV a declarou Padroeira de Cuba em 1916.

Sua imagem original está na Basílica de El Cobre, inaugurada em 1927, que substituiu um antigo templo que foi destruído em 1906 por explosões de uma mina próxima.

O Santuário se tornou Basílica por uma bula papal de dezembro de 1977.

Local de peregrinação, a Basílica está localizada no Cerro de Maboa, uma suave elevação que permite observá-la a distância. No dia 8 setembro, dia da Virgem da Caridade, o arcebispo de Santiago de Cuba vai ao Santuário para celebrar a Santa Missa.