Papa vai discursar para o Congresso dos Estados Unidos

A A
<p>Francisco será o primeiro Pontífice na história , a fazer um discurso numa sessão conjunta do Congresso .</p>
Publicado em: 06/02/2015 - 13:15
Créditos: Canção Nova, com Agência Ecclesia

O Papa Francisco vai discursar para o Congresso dos Estados Unidos no dia 24 de setembro. O anúncio foi oficializado pelo presidente da Câmara dos Representantes, John Boehner, e confirmado pela Sala de Imprensa da Santa Sé nesta quinta-feira, 5.

Francisco será o primeiro Pontífice na história, ressaltou Boehner, a fazer um discurso numa sessão conjunta do Congresso. A visita será durante a viagem papal aos EUA por ocasião do VIII Encontro Mundial das Famílias, na Filadélfia, de 22 a 27 de setembro deste ano.

Boehner mostrou-se grato pelo fato de o Papa ter aceitado o convite, feito em março do ano passado, mostrando-se ansioso para receber sua mensagem. Em um comunicado, ele destacou ainda a mensagem de compaixão e dignidade humana do Papa Francisco, que chegou a pessoas de todos os credos e condições.

“Os seus ensinamentos, orações e o seu exemplo recordam-nos a bênção das coisas simples e as nossas obrigações uns com os outros”, acrescenta a nota oficial.

O Congresso dos Estados Unidos é o órgão do poder legislativo do governo federal do país e é constituído pela Câmara dos Representantes e o Senado.

Francisco confirmou em janeiro deste ano, na viagem entre Manila e Roma, que iria visitar os Estados Unidos para participar do 7º Encontro Mundial da Família.

Francisco será o quarto Papa a visitar os Estados Unidos da América, depois de Paulo VI, João Paulo II e Bento XVI.

A arquidiocese de Washington emitiu um comunicado no qual manifesta a sua “grande honra” por acolher o Papa em um “acontecimento histórico”.