Papa oficializará Ano Santo da Misericórdia neste sábado

A A
<p>Ano Santo extraordinário terá início no átrio da Basílica Vaticana&nbsp;diante da ”Porta Santa”</p>
Publicado em: 11/04/2015 - 09:00
Créditos: Redação com Rádio Vaticano

O Papa Francisco vai presidir, na tarde deste sábado, na Basílica Vaticana, às Primeiras Vésperas do Domingo da Divina Misericórdia, por ocasião da convocação oficial do Jubileu extraordinário da Misericórdia, que terá início no próximo dia 8 de dezembro, solenidade da Imaculada Conceição, e se concluirá em 20 de novembro de 2016, solenidade de Cristo, Rei do Universo.

A cerimônia da convocação oficial deste Ano Santo extraordinário terá início no átrio da Basílica Vaticana, diante da ”Porta Santa”, com a entrega da Bula “Misericordiae Vultus” (“O rosto da Misericórdia”) aos quatro Cardeais-Arciprestes das Basílicas papais de Roma.

Os quatro Cardeais-Arciprestes das Basílicas Papais de Roma são: Cardeal Angelo Comastri, Arcipreste da Basílica de São Pedro, no Vaticano; Cardeal Agostino Vallini, Arcipreste da Basílica de São João de Latrão; Cardeal James Michael Harvey, Arcipreste da Basílica de São Paulo fora dos Muros; e Cardeal Santos Abril y Castello, Arcipreste da Basílica de Santa Maria Maior.

A leitura da Bula de convocação será lida, nas Basílicas papais de Roma, amanhã, II Domingo da Páscoa, dedicado à Divina Misericórdia.

A Bula de convocação do Jubileu extraordinário da Divina Misericórdia, que será exposta na Porta das Basílicas, indica os tempos, as datas de abertura e encerramento, e as modalidades principais do desenvolvimento. A Bula constitui também o documento fundamental para reconhecer o espírito, com o qual é convocado, as intenções e os frutos esperados pelo Papa Francisco.

Como expressão do seu desejo, de que o Ano Santo extraordinário da Misericórdia seja celebrado em Roma e em todo o mundo, o Papa Francisco entregará uma cópia da Bula também ao Prefeito da Congregação para os Bispos, cardeal Marc Ouellet; ao Prefeito da Evangelização dos Povos, Cardeal Fernando Filoni; ao Prefeito da Congregação para as Igrejas Orientais, Cardeal Leonardo Sandri.

Como representante de todo o Oriente, o Santo Padre entregará ainda uma cópia do documento ao Arcebispo de Hong-Kong, Dom Sávio Hon Tai-Fai, Secretário da Congregação para a Evangelização dos Povos. O continente africano será representado pelo Arcebispo do Benin, Dom Barthélemy Adoukonou, Secretário do Pontifício Conselho da Cultura. A Bula será entregue, enfim, ao Mons. Khaled Ayad Bishay, da Igreja Patriarcal de Alexandria dos Coptas.

Assim, na tarde deste sábado, às 17h30 locais, o Regente da Casa Pontifícia, Mons. Leonardo Sapienza, lerá, na presença do Papa Francisco, alguns trechos do Documento oficial de convocação do Ano Santo extraordinário da Misericórdia. A seguir, o Pontífice presidirá à celebração das Primeiras Vésperas do II Domingo da Páscoa, dedicado à Divina Misericórdia.