Papa nomeia Dom Edmar Peron bispo de Paranaguá (PR)

A A
Até o momento, Dom Edmar Peron era bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo e vigário episcopal para a Região Belém
Publicado em: 25/11/2015 - 09:15
Créditos: Redação com CNBB

 

O Papa Francisco nomeou nesta quarta-feira, 25, Dom Edmar Peron, até o momento bispo auxiliar de São Paulo, como bispo de Paranaguá (PR). Dom Edmar também exerce as funções de vigário-geral da Arquidiocese e vigário episcopal para a Região Belém.

O Arcebispo de São Paulo, Cardeal Odilo Pedro Scherer,  enviou  uma carta a Dom Edmar pela qual agradece período dedicado à Igreja de São Paulo como bispo auxiliar,  "particularmente toda colaboração e fraterna amizade". 

"Que o Espírito de Deus o ilumine e conforte na sua missão, fazendo frutificar abundantemente àquela Igreja", manifestou Dom Odilo, pedindo, ainda, que a padroeira da Diocese de Paranaguá, Nossa Senhora do Rocio, seja "sua Mãe protetora e confortadora".
 

Leia a íntegra da mensagem de Dom Odilo a Dom Edmar

 

Leia a mensagem de Dom Edmar para a Arquidiocese de São Paulo

Nascido em 4 de março de 1965, Dom Edmar é natural de Maringá (PR). Foi nomeado bispo auxiliar de São Paulo em 30 de dezembro de 2009. Tem como lema episcopal “Eis que venho para fazer a tua vontade”. É mestre em Teologia Dogmática, com especialização em Teologia dos Sacramentos.  Na Arquidiocese, é também referencial para a Liturgia, Pastoral Vocacional e Seminários. Desde 2011 é membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Saiba mais sobre Dom Edmar Peron

Outras nomeações

Também nesta quarta-feira, o Santo Padre aceitou o pedido de renúncia do bispo de Campanha (MG), Dom Diamantino Prata de Carvalho, por limite de idade. No mesmo ato, Francisco nomeou Dom Pedro Cunha Cruz, que até o momento era bispo-coadjutor de Campanha, como titular desta mesma Igreja particular.

A Santa Sé comunicou, também, o acolhimento da renúncia do bispo da diocese de Nazaré da Mata (PE), dom Severino Batista de França.

Dom Pedro Cunha Cruz nasceu em 16 de junho de 1964, no Rio de Janeiro (RJ). Foi ordenado presbítero no dia 4 de agosto de 1990. Recebeu a ordenação episcopal aos 5 de fevereiro de 2011. Tem como lema: “Servo de Jesus Cristo (Rm 1,1)”.  Atuou como bispo auxiliar na arquidiocese do Rio de Janeiro e delegado do regional Leste 1 no Conselho Permanente da CNBB. Foi presidente do Centro de Estatística Religiosa e Investigações Sociais (Ceris); bispo referencial das Pastorais Sociais do regional Leste 1 e bispo responsável pela Pastoral Carcerária também no Leste 1.  Em 20 de maio deste ano, foi nomeado coadjutor da diocese de Campanha (MG).