Papa nomeia bispo auxiliar para a Arquidiocese de São Paulo

A A
Do clero da Diocese de São João da Boa Vista, Padre Luiz Carlos Dias atualmente integra o Secretariado Geral da CNBB
Publicado em: 16/03/2016 - 07:30
Créditos: Redação

O Papa Francisco nomeou nesta quarta-feira, 16, o Padre Luiz Carlos Dias, como bispo titular de “Tunes” e auxiliar da Arquidiocese de São Paulo. A nomeação foi feita após o pedido do Cardeal Odilo Pedro Scherer, arcebispo de São Paulo, para poder contar com a colaboração de mais um bispo auxiliar, depois da nomeação de Dom Edmar Peron para Paranaguá (PR), em novembro de 2015.

Padre Luiz Carlos tem 52 anos e é natural de Caconde (SP). Foi ordenado diácono em 1989 e sacerdote, em 5 de abril de 1991. Pertence ao clero da Diocese de São João da Boa Vista (SP) e atualmente integra o Secretariado Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Sua ordenação episcopal será em 7 de maio, às 10h, na cidade Caconde.

Saudação

Em entrevista à rádio 9 de julho, o bispo eleito saudou a Arquidiocese de São Paulo. Ouça:

 

Informações

Cursou Filosofia e Teologia no Centro de Estudos da arquidiocese de Ribeirão Preto (CEARP). É mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma, com formação em Ética Social na Adveniat, Alemanha.  

Na trajetória sacerdotal, padre Luiz atuou como reitor do Propedêutico, Casa “São Paulo” (1992 a 2002); vigário paroquial na paróquia Imaculada Conceição, em Caconde (1991 a 2002); pároco da paróquia Nossa Senhora de Fátima, em São João da Boa Vista, em 2005; diretor do Instituto de Filosofia da Diocese de São João da Boa Vista; reitor do Seminário Diocesano de Teologia “São João Maria Vianney” (2005 a 2010); vigário da paróquia São Judas Tadeu em Mogi Guaçu (2005 e 2010).

Também exerceu a docência em Teologia Moral, no Instituto de Teologia de São João da Boa Vista (1992 a 2001); Antropologia Cultural e História da Filosofia, no Instituto de Filosofia da diocese de Guaxupé; História da Filosofia, Metafísica e Seminários, no Instituto de Filosofia de São João da Boa Vista; História da Ética, no Instituto de Filosofia da arquidiocese de Brasília.

Na diocese de São João da Boa Vista, coordenou a Pastoral missionária diocesana e foi membro do Conselho de Presbíteros. No período de 2010 a 2015, exerceu o cargo de secretário executivo das Campanhas da Fraternidade e da Evangelização, na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Brasília.

Veja mais informações do Padre Luiz Carlos Dias

Leia a saudação de Dom Odilo Scherer ao Padre Luiz Carlos Dias