Papa Francisco recebe documento de criação da Rede Pan-Amazônica

A A
No dia 2 de março, o Comitê executivo da Rede Eclesial Pan-Amazônica (Repam) participou de coletiva na sala de imprensa da Santa Sé
Publicado em: 09/03/2015 - 14:00
Créditos: Redação com CNBB

“A Igreja na Amazônia quer se juntar a uma rede para somar esforços, para encorajar uns aos outros e ter uma voz profética nos níveis internacionais mais importantes, quando a Amazônia e seu povo estão em questão”, expressou o presidente da Comissão para a Amazônia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), cardeal Cláudio Hummes, em pronunciamento no Vaticano.

No dia 2 de março, o Comitê executivo da Rede Eclesial Pan-Amazônica (Repam) participou de coletiva na sala de imprensa da Santa Sé, mediada pelo Pontifício Conselho Justiça a Paz. Na ocasião foi apresentada pelo cardeal Hummes a proposta de criação da Rede e sua missão, com presença de diversas instituições internacionais que apoiam a iniciativa. 

Planejamento

O Comitê se reuniu de 1º a 4 de março, em Roma, na Casa Geral dos Consolatas para tratar dos andamentos dos trabalhos da Repam. O grupo também definiu a agenda de atividades para 2015. Dom Cláudio Hummes foi designado porta voz e representante da Rede na América Latina. Ele entrou ao papa Francisco o documento de instalação da Repam, criada em setembro de 2014, durante evento no Brasil.

Na foto, os membros que integram o Comitê executivo da Repam.

Confira a íntegra do discurso de dom Cláudio Hummes, no Vaticano:

Senhoras e senhores,

Saúdo-vos a todos e muito obrigado pela sua presença e atenção. A reunião de REPAM (Rede eclesial Pan-Amazônia) com o Conselho Pontifício Justiça e Paz, que irá realizar nestes dois, 2 e 3 de março, aqui em Roma, eu espero uma grande contribuição para que os objetivos da REPAM. Nos nove países latino-americanos que constam como território amazônico, a Rede quer unir os esforços da Igreja em favor da habitação responsável e sustentável em toda a região e para o bem integral, direitos humanos, a evangelização, o desenvolvimento cultural, social e declaração de seu povo, especialmente os povos indígenas, os nativos.

O Santo Padre Francisco foi fortemente encorajado nessa direção, quando na Jornada Mundial da Juventude em 2013 no Rio de Janeiro, falando com os Bispos do Brasil, disse que "a Amazônia é um teste decisivo, um teste para a Igreja “e acrescentou" um lembrete forte de respeitar e cuidar de toda a criação que Deus confiou ao homem. ". E ele disse: "Eu gostaria de acrescentar que ele deve continuar a ser promovida e relançou o trabalho da Igreja na Amazônia." A criação de REPAM acrescenta a este incentivo adicional e revitalização do trabalho da Igreja na Amazônia, desejado pelo Santo Padre. Lá, a Igreja quer ser tão corajosa e decisiva uma Igreja missionária, misericordioso, profético, perto de todas as pessoas, especialmente os mais pobres, excluídos, rejeitado, esquecido e feridos. Uma Igreja com "rosto amazônico" e "clero nativo", como proposto pelo Papa Francisco citou em seu discurso aos bispos brasileiros.

A Amazônia é constituída por "um bioma em que vemos a vida em sua mega diversidade como um dom de Deus para todos. Infelizmente, é também uma área cada vez mais devastada e ameaçada "(Declaração da criação de REPAM). Desmatamento e crescendo no lugar por um longo tempo, os grandes projetos agronegócio, hidrelétricas, extração de petróleo e outras riquezas minerais, as monoculturas e mudanças climáticas representam risco grave nos termos do ambiente natural e da dignidade e autodeterminação da população, especialmente os indígenas, as pessoas pobres e simples, na margem dos rios, os camponeses, dos afrodescendentes, e até mesmo os pobres urbanos local.

Por isso, a Igreja na Amazônia quer se juntar a uma rede para somar esforços, para encorajar uns aos outros e ter uma voz profética nos níveis internacionais mais importantes, quando a Amazônia e seu povo estão em questão.

Para concluir, gostaria de lhes pedir, operadores de comunicações em todo o mundo e local, para não esquecer a Amazônia. É crucial para o futuro da humanidade.

Obrigado!

                                                                                                      Cardeal Claudio Hummes

      Presidente da Comissão Episcopal para a Amazônia    

Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, CNBB