Papa Francisco nomeia Padre Jorge Pierozan Bispo Auxiliar de São Paulo

A A
Sacerdote do clero arquidiocesano, Padre Jorge receberá ordenação episcopal em 28 de setembro
Publicado em: 24/07/2019 - 07:00
Créditos: Redação


O Papa Francisco nomeou na quarta-feira, 24, o Padre Jorge Pierozan Bispo Titular de Arena e Auxiliar da Arquidiocese de São Paulo.
 
Conhecido pelos fiéis como “Padre Rocha”, o Bispo eleito tem 54 anos, pertence ao clero da Arquidiocese, atua na Região Episcopal Lapa onde foi vigário episcopal por pouco mais de dois anos.
 
Em mensagem enviada ao povo de Deus, Padre Jorge afirmou que acolhe a nova missão como um chamado de Deus por meio da Igreja. “Se o Papa chama, é porque a Igreja necessita. E, se a Igreja necessita, é Deus quem chama”.
 
Padre Jorge afirmou, ainda, seu desejo de, sob a orientação do Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, e com os demais bispos auxiliares, o clero, homens e mulheres de boa vontade, empenhar-se “na tarefa de levar as almas a Deus, atento à caminhada que se está percorrendo através do Plano de Pastoral e do sínodo arquidiocesano”.
 
A ordenação episcopal do Padre Jorge será celebrada no dia 28 de setembro, às 16h, na Catedral da Sé.
 
 
Quem é o Padre Jorge Pierozan
 
Filho de Aristides Pierozan e Zenaide Lusa Pierozan, Padre Jorge nasceu em 10 de agosto de 1964, em Vanini (RS). Já foi circense e é sargento da reserva do Exército Brasileiro.
 
É bacharel em Filosofia pela Universidade de Caxias do Sul (RS) e licenciado em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).
 
Foi ordenado Diácono em 23 de setembro de 1996, na Paróquia Nossa Senhora da Lapa, na zona Oeste. Como Diácono, colaborou na Capela Nossa Senhora Aparecida do Portal dos Bandeirantes e na Paróquia Santo Estevão Rei, da Vila Anastácio. Coordenou a Pastoral Vocacional da Região Episcopal Lapa durante os anos de 1995 e 1996. Ao mesmo tempo foi secretário regional do Curso de Teologia para Agentes de Pastoral.
 
Sua ordenação sacerdotal ocorreu em 24 de maio de 1997, na Paróquia São Brás, em Vanini, sua terra natal.
 
Padre Jorge foi Pároco da Paróquia Santíssima Trindade, no Setor Rio Pequeno, de 1997 a 2010.Então, foi transferido para a Paróquia Sagrado Coração de Jesus, Setor Butantã, onde é pároco atualmente.
 
É, ainda, Vice-Presidente da Pastoral dos Nômades do Brasil, Assistente Eclesiástico para a Comunidade “Voz dos Pobres” e membro do Conselho de Presbíteros da Arquidiocese.
 
Desde janeiro de 2015, é Vigário Geral na Região Episcopal Lapa. De fevereiro de 2017 a março de 2019, também exerceu a função de Vigário Episcopal na mesma Região.
 
 
Mensagem do Padre Jorge Pierozan ao Povo de Deus por ocasião de sua nomeação como Bispo Titular de “Arena” e Auxiliar para a Arquidiocese de São Paulo
 
Seja sempre louvado o nome santo de Nosso Senhor Jesus Cristo! Hoje, 24 de julho de 2019, foi tornada pública a nomeação realizada pelo Santo Padre, o Papa Francisco, dando ciência de minha nomeação como Bispo Titular de “Arena” e Auxiliar para a Arquidiocese de São Paulo.
 
Passado o impacto primeiro, causado pela surpresa que tal evento causa na caminhada sacerdotal, me vem à mente o diálogo com um experiente Bispo que, certa feita, disse assim: “Se o Papa chama, é porque a Igreja necessita. E, se a Igreja necessita, é Deus quem chama. E, aos chamados de Deus, é sempre importante dizer sim!”
 
Eu sei. Já aprendi: Deus não me amaria menos se eu dissesse “não”, mas eu quis dizer “sim” e, então, com a simplicidade que me acompanha, ao mesmo tempo em que desejo assinalar a necessidade das orações de todos, arrisco-me consignar a boa vontade de ajudar pastoral e espiritualmente as almas a mim confiadas nesta querida Arquidiocese.
 
Sob a orientação segura do Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer, nosso Arcebispo Metropolitano e com a valiosa colaboração de Dom José Roberto, Dom Carlos, Dom Eduardo, Dom Devair, Dom Luiz Carlos e Dom José, e com o apoio do Clero e de muitos homens e mulheres de boa vontade, quero empenhar-me na tarefa de levar as almas a Deus, atento à caminhada que se está percorrendo através do Plano de Pastoral e do Sínodo Arquidiocesano de São Paulo.
 
Com obediência - bem rezada, meditada e livre – e com alegria – que são dois importantes frutos do Espírito Santo, segundo o que se lê na Carta de São Paulo aos Gálatas: “o fruto do Espírito é o amor, alegria, paz, paciência, bondade, lealdade, fé, mansidão, continência” (cf. Gl 5,22-23a), coloco-me nas mãos do Pai, para “viver no Espírito e caminhar no mesmo Espírito” (cf Gl 5,25), buscando conformar a vida a Jesus Cristo, apesar de minha pequenez e fragilidade.
 
Qual filho pequenino, abandono-me nos braços de Nossa Senhora, a mulher do sim irrestrito, para que ela não se canse de interceder por alguém que sempre a tem invocado, pleno de confiança; que ela me ajude a superar os medos, me transmita sempre tão grande força e coragem que beirem o tamanho de minha fé!
 
Convido para a Santa Missa durante a qual acontecerá minha Ordenação Episcopal e que terá lugar na Catedral Metropolitana de Nossa Senhora da Assunção (Sé), dia 28 de setembro, um sábado, às 16h.
 
Por fim, abençoo a todos. Rezemos uns pelos outros. Rezemos sempre!

Luciney Martins / O SÃO PAULO