Papa chega a Cuba

A A
Francisco desembarcou em Havana, dando início a sua 10ª Viagem Apostólica Internacional, que também tem como destino os EUA
Publicado em: 19/09/2015 - 22:00
Créditos: Redação com Rádio Vaticano

Após um voo de quase 12 horas, o Papa Francisco chegou a Havana na tarde deste sábado, 19, por volta das 15h50 locais (17h50 no Brasil). Esta é a primeira etapa da sua 10ª Viagem Apostólica, que também tem como destino os Estados Unidos. O Pontífice foi recebido pelo Presidente Raúl Castro.

Em seu primeiro discurso, o Papa recordou que neste ano o estabelecimento das relações diplomáticas entre a Santa Sé e Cuba completa 80 anos. Lembrou também das visitas a Cuba de São João Paulo II, em 1998 e de Bento XVI, em 2012.

“Sei que essas lembranças despertam gratidão e afeto no povo e nas autoridades de Cuba. Hoje renovamos estes laços de cooperação e amizade, para que a Igreja continue a acompanhar e encorajar o povo cubano nas suas esperanças e preocupações, com liberdade e com os meios e espaços necessários para levar o anúncio do Reino até às periferias existenciais da sociedade”.

Padroeira de Cuba

Francisco destacou ainda que a sua Viagem Apostólica coincide com os 100 anos da declaração de Nossa Senhora da Caridade do Cobre como Padroeira de Cuba.

“Foram os veteranos da Guerra da Independência que, movidos por sentimentos de fé e patriotismo, pediram que a Virgem mambisa [cubana] fosse a padroeira de Cuba enquanto nação livre e soberana. Desde então, Ela acompanhou a história do povo cubano, sustentando a esperança que preserva a dignidade das pessoas nas situações mais difíceis e defendendo a promoção de tudo o que dignifica o ser humano. A sua devoção crescente é um testemunho visível da presença da Virgem Maria na alma do povo cubano”.

“Durante estes dias, terei oportunidade de ir ao Santuário do Cobre, como filho e peregrino, rezar à nossa Mãe por todos os seus filhos cubanos e por esta amada nação, para que caminhe por sendas de justiça, paz, liberdade e reconciliação”, acrescentou.

Atividades

O ponto alto das suas atividades em Havana será a solene celebração eucarística, que Francisco preside na manhã desde domingo, 20, na Praça da Revolução da capital cubana.

O lema que Francisco escolheu para esta sua viagem é “Missionário da Misericórdia”, com clara referência ao próximo Ano Santo da Misericórdia, que terá início no dia 8 de dezembro deste ano, dia da Imaculada Conceição.

Assista ao resumo da chegada do Papa produzido pela Rádio Vaticano: