‘Padres novos’ conhecem estrutura pastoral e administrativa da Arquidiocese

A A
<p>O pároco é o primeiro responsável pela administração junto com seu conselho administrativo.</p>
Publicado em: 11/03/2015 - 13:45
Créditos: Jornal O SÃO PAULO – Edição 3042

Um encontro inédito de padres que assumiram responsabilidades pastorais de párocos, vigários ou administradores paroquiais na Arquidiocese no último ano foi realizado na terça-feira, 10, no Centro Universitário Assunção (Unifai), na Vila Mariana. Os “padres novos” receberam formações sobre questões diretamente ligadas à vida e ao cuidado de uma paróquia na Arquidiocese.

No período da manhã, os procuradores e profissionais da Mitra Arquidiocesana de São Paulo apresentaram o Plano de Manutenção da Arquidiocese, que trata de questões da administração paroquial, legislação trabalhista, taxas, a manutenção dos padres. Também se falou sobre a gestão do patrimônio da Igreja, tributos, conservação, documentações necessárias para que haja o funcionamento adequado da paróquia.

“O pároco é o primeiro responsável pela administração junto com seu conselho administrativo. Nessa função, ele tem a missão de zelar para que o patrimônio da Igreja seja usado para os fins pastorais da comunidade onde ele serve”, destacou, ao O SÃO PAULO, o Padre Zacarias José Paiva, um dos procuradores da Mitra.

O período da tarde foi destinado a questões pastorais, a começar pelo 11º Plano de Pastoral da Arquidiocese e, em seguida, o Diretório dos Sacramentos. De acordo com o Padre Tarcísio Marques Mesquita, coordenador arquidiocesano de Pastoral, é a primeira vez que a Arquidiocese organiza um encontro nesse formato. “É certo que existem encontros sobre questões pastorais, administrativas, mas da maneira como ele foi organizado, para ser feito durante um dia, é a primeira vez”, disse.

Conhecer para servir

Além dos “padres novos”, alguns com mais tempo de caminhada também se interessaram pelo encontro, como o Padre Reginaldo Donatoni, pároco na Paróquia São Paulo Apóstolo, na Região Belém, há dois anos. “Conseguimos nos atualizar em todas as questões burocráticas. Por mais que estudemos e busquemos, sempre há dúvidas”, afirmou.

Religioso Passionista, o Padre Siro da Silva Chaves é vigário paroquial na Paróquia São Paulo da Cruz, na Região Sé, desde agosto de 2014. Vindo do Rio de Janeiro, depois de dez anos no Rio Grande do Sul, ele enalteceu a realização do encontro. “É uma oportunidade de conhecer mais profundamente a realidade da pastoral urbana. Quando chegamos a um lugar novo e recebemos informações, isso facilita o nosso trabalho. É a primeira Arquidiocese na qual trabalho onde acontece uma iniciativa dessa”.