‘O sínodo vai acabar com as regiões episcopais?’

A A
O Caminho sinodal pode gerar reflexões sobre a ação pastoral e apontar outros rumos, novos desafios; por isso, é importante a participação de todos
Publicado em: 22/01/2018 - 11:15
Créditos: Redação

Núcleo de Mídias da Arquidiocese de São Paulo

Para esclarecer essa dúvida, vamos partir da definição de diocese que está no direito canônico, que é a norma que regulamenta a organização da Igreja: “A diocese é a porção do povo de Deus que é confiada ao Bispo para ser apascentada com a cooperação do presbitério, de tal modo que, aderindo ao seu pastor e por este congregada no Espírito Santo, mediante o Evangelho e a Eucaristia, constitua a Igreja particular, onde verdadeiramente se encontra e atua a Igreja de Cristo una, santa, católica e apostólica.” (Cân. 369). Uma arquidiocese, por sua vez, recebe este nome por ser uma importante diocese, em razão de seu tamanho ou por motivos históricos.

Dentro das dioceses, nesse caso na Arquidiocese, existem estruturas e uma organização para facilitar o trabalho pastoral: as regiões episcopais. Elas foram criadas para dividir o trabalho, facilitando as iniciativas pastorais, mas elas não são como dioceses. Cada região episcopal tem um bispo auxiliar 
ou padre designado para coordenar os trabalhos, mas é preciso esclarecer que só há um bispo diocesano, nesse caso o Arcebispo, Dom Odilo Pedro Scherer.

Estamos apenas no início dos trabalhos sinodais, por isso ainda não é possível dizer o que vai ou não acontecer com as regiões episcopais. O que sabemos é que elas são estruturas dentro da Arquidiocese e que servem para o trabalho pastoral. É possível que no caminho sinodal as reflexões sobre a ação pastoral apontem outros rumos, em função dos novos desafios, mas isso ainda é parte do processo. Por isso, é muito importante a participação de todos, pois nossas reflexões e nossas contribuições vão ajudar a melhorar e consolidar a ação da Igreja na grande cidade.

 
Você tem dúvidas sobre o sínodo arquidiocesano? Envie sua pergunta para osaopaulo@uol.com.br
Acompanhe também os  boletins semanais sobre o sínodo na rádio 9 de Julho: às quintas-feiras,
nos programas “Igreja em Notícias”,das 7h30 às 8h, e “Ciranda da Comunidade”, das 18h30 às 19h